AgronegócioEconomia

Trabalho em equipe e preparo do peixe assado marcam sucesso do “II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia”

Ao longo deste domingo (19), diversos colaboradores entre servidores públicos e voluntários do Governo de Rondônia, se mobilizaram para a realização do “II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia”, realizado no Estado e nas capitais brasileiras, bem como Distrito Federal. Em Porto Velho, foi necessário implantar uma logística para que pudesse fluir o andamento das atividades.

-->

Segundo a gerente de Aquicultura e Pesca da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Maria Mirtes: “primeiro foram descarregados os peixes dos caminhões, depois levados para uma barraca onde as equipes agilizaram o tempore com alho, sal, suco de laranja e pimenta do reino. Em seguida, os tambaquis foram colocados em caixas de armazenamento para serem assados ​​nas churrasqueiras”, explica sobre o processo.

Ainda, de acordo com Mirtes, essa tática utilizada para agilizar a entrega aos compradores só foi possível graças à antecipação de atividades que todos os colaboradores tiveram que realizar para não atrasar a etapa final. “Para assar o peixe leva uns 40 minutos certinhos”, destaca. Além da Seagri, a execução dos trabalhos contou com o apoio dos servidores da Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e demais voluntários que se empenharam na preparação dos tambaquis.

A colaboradora e servidora da Seagri, Sandrine Moreto, que também já participou em outros eventos do Governo do Estado, agradeceu pelas equipes envolvidas. “É gratificante realizar este serviço, e vale destacar que para nós foi tudo muito desafiador devido termos que utilizar grande parte do nosso tempo em prol do evento. Parabéns a todos os participantes”.

O secretário da Seagri, Evandro Padovani, destacou a participação coletiva do Governo do Estado na busca da realização do II Festival. “Temos mais de 100 pessoas aqui que estão se doando para o evento; desde a montagem das barracas, churrasqueiras e equipamentos necessários. Um trabalho que já dura vários dias, o que mostra o interesse e o apreço de todos os envolvidos para que pudéssemos fortalecer a cadeia produtiva em Rondônia ”, destaca.

Para o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, a parceria para a realização do Festival foi essencial. “Para nós é uma satisfação imensa, pois além dos recursos do evento colaborar às organizações sociais, tem por objetivo divulgar esta preciosa iguaria da região amazônica para o Brasil e todo mundo, buscando novos mercados e consolidando o consumo do tambaqui que é muito importante ao Estado”, enfatiza.

O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência e Extensão Rural (Emater-RO), Superintendência Estadual de Desenvolvimento e Infraestrutura (Sedi), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), em parceria com a Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar), o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco da Amazônia (Basa), e as empresas: Lions Clube, Zaltana Pescados, Agrofish, Pescados do Vale, Nova Aurora e WS Pescados da Amazônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo