Educação

CAPACITAÇÃO: Setur e Seduc promovem “1º Simpósio de Líderes Estudantis” voltado para alunos do Ensino Médio

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), irá promover no dia 14 de junho, o “1º Simpósio de Líderes Estudantis ‘Projetando o Futuro’”, uma ação voltada à expansão dos conhecimentos adquiridos por alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa visa apoiar o desenvolvimento de perspectiva voltada à liderança, competência necessária para o crescimento escolar ou para outras áreas, por meio de ciclo de palestras com temas relacionados ao mesmo objetivo. Devido à pandemia, neste ano, o ciclo de palestras será transmitido por meio do Canal da Mediação Tecnológica.

Atualmente, o projeto conta com quatro palestras on-line programadas entre junho e julho, contudo, há o planejamento de excursões com alunos selecionados por meio de quatro etapas, os enviando a Ouro Preto do Oeste e Cacoal, de forma a participarem de atividades de lazer, assim como palestras relativas à liderança.

Para o coordenador de projetos e convênios da Setur, José de Anchieta, o objetivo do Simpósio é desenvolver a competência da liderança na juventude, estimulando a pensar diferente. “É uma forma de que sejam exemplo em ambientes onde convivem, com o intuito de crescer e exercitar tais aprendizados nas mais variadas circunstâncias. O projeto tem foco na apresentação de nossa cultura e história por meio de ações turísticas, aspirando desenvolver o sentimento de pertencimento e unindo, portanto, educação, cultura e turismo”, disse.

Anchieta explica, que a ação é organizada pela Setur em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por cooperação que teve início em 2019, com projetos como o “Redação Turismo”, que moveu cerca de 500 pessoas ao Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques.

“Preparar os nossos alunos para a sua jornada pós-escolar é uma das aspirações do Estado, gerando a consciência empreendedora do aluno desde cedo, o que engloba a necessidade de focarmos também no fomento do pertencimento cultural e histórico do discente para com o seu estado”, argumenta Anchieta.

O coordenador de convênios e projetos da Setur ressalta, que ações como esta visam desenvolver o potencial protagonista e cultural dos jovens estudantes. “É uma forma de incentivar a educação, não apenas técnica curricular, como as disciplinas básicas, mas também as chamadas soft skills, voltadas à liderança, à criatividade, ao amadurecimento de trabalho em equipe, habilidades estas tendentes a ficarem em maior destaque, tanto atualmente quanto futuramente. Esta será a primeira interação da ação, porém, há a aspiração do projeto em anos posteriores, aumentando o propósito do projeto inicial, de forma a torná-lo parte do calendário educacional em Rondônia”, finaliza Anchieta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo