Educação

CRAS de Rolim de Moura trabalha remotamente com o programa de Fortalecimento de Vínculo com a comunidade e famílias

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Rolim de Moura (RO) tem apresentado alternativas em tempos de pandemia para atender o público assistido pelos programas do centro e manter forte o vínculo com a comunidade e as famílias.

-->

Andressa Callegari, coordenadora do CRAS, informou que atualmente há mais de 120 crianças do município inscritas no serviço de fortalecimento de vinculo, que participavam das atividades presenciais que ocorriam no centro de convivência do idoso, mas durante a pandemia estão suspensas e são realizadas remotamente, essas crianças recebem os materiais na própria residência.  As entregas são feitas pelas assistentes sociais e por duas pedagogas.

Os participantes estão desenvolvendo a atividade “Lap book” que se caracterizam como pastas ou fichários com recortes, desenhos, “mini livros” e dobraduras feitas com papéis coloridos. Um dos principais objetivos dos lapbooks é ajudar o aluno a compreender um conteúdo. De acordo com a equipe, as crianças receberão dois lap book, um feito contendo o tema sobre como se prevenir da Covid-19 e outro para a própria criança montar e treinar suas habilidades, as entregas desses lap book ocorrerá no dia, (07/08).

As pedagogas Maíza Abadia da Rocha Silva e Roseli Oliveira de Araújo Custódio, informaram que será feito um grupo nas redes sociais para orientar os pais de como realizar as atividades dos Lap books.

Carla Schock, Secretária municipal de assistência social (Semas) destacou que as atividades presenciais foram suspensas por causa da Covid-19, mas a Semas em conjunto com as pedagogas do CRAS, elaborou atividades remotas para que o vínculo permaneça fortalecido e quando retornar os encontros presenciais, as crianças receberão vários itens como mochilas, lápis de cor, caneta, giz de cera e vários jogos interativos.  A Secretária disse que como não podem ocorrer encontros comemorativos, as crianças receberam na última sexta-feira, (31/08) um Kit com bombons, pipocas, doces comemorativos aos festejos juninos.

“Nossa equipe planeja tudo com muito amor e carinho, e estamos oferecendo nossas ferramentas para que esse vínculo permaneça forte, mesmo em época de distanciamento, o que me deixa mais feliz é que nossas crianças não estão esquecidas, e peço a Deus que isso passe logo para que possamos nos reencontrar novamente”, diz a secretária e primeira-dama Carla Schock.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), é um programa federal que são executados pelos municípios através da Secretaria Municipal de Assistência Social-Semas, e pelo Centro de Referência de Assistência Social-CRAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo