Educação

Fapero anuncia nova chamada de apoio à pesquisa para mestres e doutores

A partir desta terça-feira (5), mestres e doutores de instituições de ensino superior, centros de pesquisa públicos ou privados sem fins lucrativos, instalados em Rondônia, poderão se inscrever para a chamada nº 005/2021 do Programa de Apoio à Pesquisa (PAP) Universal-Áreas Prioritárias. O anúncio foi feito pelo Governo de Rondônia, por meio da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero). O prazo para submissão segue até o dia 25 de outubro.

Segundo o diretor-presidente da Fapero, Paulo Haddad, o programa contempla: biotecnologia, e bioeconomia; biodiversidade, conservação e recuperação ambiental; saúde pública, doenças tropicais e tecnologias aplicadas em saúde (incluindo combate e prevenção voltados ao enfrentamento de epidemias); educação e formação docente continuada (especialmente as populações representativas da comunidade amazônica); produção animal e vegetal sustentável; diversidade sociocultural, sustentabilidade e atividades socioeconômicas.

Segundo o diretor científico da Fapero, professor Andreimar Soares, com o apoio desse programa, doutores e mestres ampliam a produção científica, tecnológica e contribuem para o sistema nacional de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação), e no ranking de competitividade dos estados. “Ao mesmo tempo, o programa estimula a pesquisa de caráter interdisciplinar e interinstitucional que contribui para o desenvolvimento e fortalecimento da CT&I no Estado de Rondônia”, assinalou.

COMO FAZER 

As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto de pesquisa, pelo proponente/coordenador, utilizando-se o formulário eletrônico de solicitação disponível exclusivamente no link do sistema SIGFAPERO.

O proponente e a equipe participante do projeto deverão ter cadastro no sistema e somente ele irá concluir a submissão após o aceite de todos os membros da equipe da proposta que foram cadastrados.

A solicitação deve estar sob a coordenação de pesquisador com formação e experiência compatíveis com a natureza e as áreas prioritárias da chamada e que mantenha vínculo com a instituição proponente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo