Educação

Governo de Rondônia investe em reforma e ampliação da Escola Estadual Prof. Valdir Monfredinho, em Pimenta Bueno

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), concluiu as obras de ampliação e reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Valdir Monfredinho, em Pimenta Bueno. Na tarde de quarta-feira (14), o governador Marcos Rocha, que estava no município acompanhando o drive-thru de testagem rápida para a covid-19, fez questão de visitar a unidade escolar e conferir o resultados das obras realizadas.

“É a Educação que promove a mudança! Por isso temos buscado investir e fortalecer a Educação em Rondônia, destinando mais de 26% do orçamento para a área”, pontuou o governador.

Com um investimento superior a R$ 4 milhões, as ações executadas pelo Governo de Estado incluíram a reforma geral da escola, a ampliação e também a construção de espaços completamente novos. Agora a Escola Professor Valdir Monfredinho, fundada em 1996, conta com nove salas de aula novas; bloco administrativo, com sala da direção, supervisão e sala dos professores e novos banheiros. Também foi feita toda a reforma de um pavilhão já existente com cinco salas de aula e o refeitório da escola foi praticamente reconstruído, com a ampliação da cozinha.

Representando a comunidade escolar, o aluno Gediel Vieira Fernandes Silva, de 14 anos, acompanhou a visita do governador de Rondônia, que fez a inauguração oficial das obras. Aluno do 9º ano, Gediel se mostrou bastante satisfeito e empolgado com a nova estrutura. “A escola ficou muito legal, mais bonita, dá vontade de vir estudar. Estudo aqui desde o 5º ano, nunca vi a escola tão bonita assim. Isso traz felicidade para gente”, ressaltou o estudante.

Acompanhando o filho, a costureira Marilene Lima Vieira se mostrou maravilhada. “A mudança foi da água para o vinho! Ficou muito bonita, confortável, dá prazer de ver. Além disso, realizaram um sonho antigo, que é a quadra de esportes. Um sonho que finalmente se tornou realidade depois de tantos anos”.

A quadra poliesportiva coberta conta ainda com arquibancadas, banheiros e vestiários.Toda a obra realizada na instituição de ensino foi pensada nos critérios de acessibilidade. O Governo de Rondônia também priorizou a instalação de telhas termo acústicas em toda a escola, garantindo conforto térmico aos alunos, professores e a equipe atuante na unidade de ensino.

“Uma coisa é certa, quando os alunos tiverem a oportunidade de retornar às aulas presenciais, vão encontrar uma escola completamente renovada. O governador Marcos Rocha traz uma segurança incrível para nós e isso faz toda a diferença. Os investimentos em Educação estão sendo muitos e essa escola é um grande exemplo”, destacou o prefeito municipal de Pimenta Bueno, Arismar Araújo.

O pátio da instituição também foi ampliado, com a construção de passarelas de acesso. Foi feita ainda a  reconstrução de um espaço para o funcionamento da biblioteca escolar e do laboratório de informática.

Ao longo da visita, o governador Marcos Rocha resgatou um pouco da história da escola, que homenageia o Professor Valdir Monfredinho. Personagem ilustre e querido da cidade de Pimenta Bueno, o professor exerceu o magistério durante muitos anos e faleceu em abril de 1993, ao tentar salvar uma aluna que se afogava em um rio da cidade. “Essa escola tem o nome de um herói, que até o seu último suspiro, não desistiu de salvar a vida de sua aluna. Precisamos sempre honrar a sua memória”, ressaltou.

“É um momento de muita gratidão. Primeiro, agradecemos a Deus, à comunidade escolar, ao Governo de Rondônia e também a Prefeitura pela parceria de sempre. O Governo do Estado promoveu uma verdadeira transformação. Temos uma nova escola, uma estrutura totalmente renovada e preparada para oferecer o melhor”disse agradecida a diretora da escola, Rosângela Mendes Pereira.

Hoje, a Escola Valdir Monfredinho atende 329 alunos em período integral, por meio do Projeto Guaporé. A instituição de ensino conta com projetos de música, rádio escolar, pintura e diversas outras ações que buscam criar um espaço de aprendizagem diferenciado, com foco na cidadania, na diversidade e no respeito aos direitos humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo