Educação

IFRO reúne campi na realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) tem nove de seus campi juntos na realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) deste ano. Com tema “Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”, o evento ocorrerá no IFRO entre os dias 6 e 8 de outubro de 2021. Neste ano a ação reúne os Campi Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, Guajará-Mirim, Ariquemes, São Miguel do Guaporé, Jaru, Ji-paraná, Vilhena e Colorado do Oeste.

-->

Na SNTC 2021 estão sendo mescladas atividades presenciais e a distância, com o objetivo de contribuir para a popularização da ciência, a difusão do conhecimento científico e a formação para ações transversais alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) traçados na Agenda 2030.

As inscrições vão até o dia 30 de setembro, pelo link: https://www.even3.com.br/snctifro2021. Também é possível participar com submissão de trabalhos, os quais serão publicados nos anais e livro do evento.

As submissões de resumo simples e de capítulo completo deverão ser enviadas para o e-mail: [email protected]. Na programação constam mais de 20 atividades, dentre palestras, oficinas e minicursos. Para a Chefe do Departamento de Pesquisa do Campus Vilhena e uma das organizadoras do evento, Aline Ramos Barbosa, “a SNCT é uma oportunidade ímpar de popularização da ciência, de discussão de temas que estão na ordem do dia e de promoção da literacia científica”. Ela acrescenta: “para nós, do Campus Vilhena é muito gratificante poder colaborar na oferta desse evento, que este ano transcenderá os muros de nossa instituição, rumo a comunidades indígenas e ribeirinhas de nosso estado”.

Já a Professora do Campus Porto Velho Calama, Xênia de Castro Barbosa, também coordenadora do projeto, destaca que “Precisamos construir uma cultura de cooperação, solidariedade, transversalidade nas nossas abordagens investigativas e, sobretudo, compromisso ético com a vida na Terra. Ações transversais e colaborativas de desenvolvimento e transferência do conhecimento científico, como as representadas por este evento, são de grande relevância […]. A ciência, mais do nunca precisa ser valorizada e precisa estar entre as pessoas”, conclui a docente.
A inscrição é aberta a estudantes, pesquisadores e sociedade em geral e pode ser feita em https://www.even3.com.br/snctifro2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo