Educação

OPORTUNIDADE – Idep oferece cursos gratuitos de Empreendedorismo e Atendimento ao Público na modalidade remota

Com o intuito de promover o desenvolvimento do Estado atrelado ao incremento social, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) tem oferecido qualificação profissional e formação inicial de forma gratuita na modalidade remota. No momento, estão abertas inscrições para os cursos de Empreendedorismo e Atendimento ao Público, podendo participar pessoas a partir dos 15 anos de idade.

As matrículas estarão abertas até o próximo dia 2 de maio e os interessados podem se matricular pelo endereço: http://idep.ro.gov.br. Ao abrir o site, o interessado poderá verificar a grade, a escolaridade mínima, horário e a data de início das aulas. O interessado precisa estar atento aos critérios das inscrições, entre eles, o endereço do e-mail, sendo aceito somente o Gmail, uma vez que a aula remota é realizada por uma plataforma específica ligada ao endereço eletrônico.

Ao todo, 200 vagas estão disponíveis, sendo 20 vagas por localidade contemplada, que são: Porto Velho, Candeias, São Francisco do Guaporé, Mutum Paraná, Castanheira e Pimenta Bueno. O propósito é atender todo o Estado, contemplando municípios e distritos. De acordo com a diretora da Escola Técnica Estadual de Porto Velho, Sylvana Ventura da Silva, o Idep está com diversos cursos no eixo tecnológico de “Gestão e negócio” e “Recursos naturais”, com duração da carga horária de 40 a 160 horas.

A diretora destaca o dinamismo das aulas remotas. “Mesmo em um cenário pandêmico, a população tem a oportunidade de se capacitar e pôr em prática o que aprendeu, ampliando a capacidade de gerar renda e alavancar o seu negócio. Buscamos a formação constante dos instrutores, para que possamos oferecer cursos com interações, dinâmicas e sempre com assuntos atuais”, salientou.

ENSINO REMOTO

Até o momento, o Idep já ofereceu mais de mil vagas e pretende aumentar esse quantitativo mensalmente. O ensino remoto contribuiu para que os cursos não parassem, oportunizando conhecimentos que auxiliarão quem deseja empreender ou buscar uma oportunidade no mercado de  trabalho, melhorando o currículo.

A promoção dos cursos iniciou em meados de março deste ano, com a meta de atender mais de oito mil pessoas até o mês de setembro, na modalidade remota, conforme citado pela presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira. “Ofertaremos diversos cursos no formato remoto, onde o professor e o aluno interagem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O resultado tem sido positivo e já alcançamos a margem de mil pessoas capacitadas. Nós estamos pensando na nossa gente, promovendo o desenvolvimento social para que as pessoas acelerem o desenvolvimento econômico”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo