Educação

UNIR forma Conselho de Usuários para avaliar seus serviços

A Universidade Federal de Rondônia, UNIR, está em processo de formação de seu Conselho de Usuários, que será responsável por avaliar os serviços púbicos prestados pela universidade. De acordo com a ouvidora da UNIR, Ivanda Soares da Silva, os conselheiros serão os representantes da comunidade para avaliar os serviços e o acesso a eles, se estão atendendo às necessidades da população, e também para indicar o que pode ser melhorado e sugerir como fazer isso.

Os Conselhos de Usuários para Avaliação de Serviços Públicos são uma nova forma de participação direta dos cidadãos nos processos de acompanhamento, avaliação e melhoria dos serviços públicos. Eles são formados por pessoas que se voluntariam para serem avaliadores de serviços, uma atividade totalmente virtual que funciona por meio da plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos disponibilizada pela Controladoria Geral da União (CGU).

“É uma forma de medir a satisfação do usuário com o serviço que nós ofertamos na universidade”, disse a servidora Patrícia Santos Araújo, integrante da Ouvidoria da UNIR. O diferencial e a importância dessa iniciativa, segundo a ouvidora Ivanda Soares, é que os usuários representam a si mesmos dentro da instituição, diretamente, sem intermediários e com a possibilidade de obter retorno das avaliações, por meio da melhoria do serviço público.

 

Quem pode integrar o Conselho de Usuários? – Qualquer cidadão pode integrar o Conselho de Usuários, seja ele integrante da comunidade universitária ou da comunidade externa. Porém, a ouvidora Ivanda Soares esclarece que os técnicos administrativos e professores da UNIR só podem participar na condição de alunos ou como egressos dos cursos de graduação e pós-graduação.

Para participar, o usuário deve realizar o cadastro no Portal Gov.br, criar uma conta e depois criar um perfil no Fala.BR. Após a conclusão dessas etapas, basta acessar a Plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos, clicar em login e selecionar a UNIR na lista de serviços.

 

Como é feita a avaliação do serviços? – Uma vez cadastrados, os conselheiros passam a responder a consultas sobre os serviços públicos e podem também apresentar propostas de melhorias desses serviços. Na plataforma do Conselho de Usuários da UNIR, os conselheiros voluntários irão responder às enquetes/consultas para avaliar, de maneira virtual os serviços que estão especificados na Carta de Serviços ao Usuário da Universidade. Os usuários podem escolher avaliar um ou mais dos serviços listados e a participação é bem simples, pois as enquetes são sucintas, com poucas perguntas cada uma, incluindo questões sobre tempo de espera e facilidade de acesso ao serviço, por exemplo.

Os resultados das enquetes e dos levantamentos, assim como as sugestões apresentadas, servirão de subsídio para a formulação, avaliação e reformulação dos serviços prestados. Em síntese, como voluntário no Conselho de Usuários de Serviços Públicos da UNIR o participante poderá avaliar os serviços prestados pela Universidade, sugerir propostas de aperfeiçoamento e propor soluções para melhorar o atendimento de acordo com as necessidades da comunidade.

Para mais informações, acesse a seção de Perguntas e respostas sobre Conselhos de Usuários de Serviços Públicos e o Guia do Conselheiro de Serviços Públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo