Empregos

Programa Geração Emprego reforçado com o módulo “Solução de Empregabilidade”

Qualificação profissional e oportunidades de emprego fazem parte das propostas de “Solução de Empregabilidade”, um novo módulo do Programa Geração Emprego, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O módulo foi lançado na terça-feira (30), no shopping de Porto Velho.

A procura por qualificação e emprego tem sido um desafio durante a pandemia. Nesse sentido, o Governo de Rondônia destaca o “Solução de Empregabilidade” que leva aos empresários a visibilidade de quem está procurando por uma oportunidade. “É mais facilidade para os rondonienses. Os resultados positivos durante o período de teste deste novo módulo comprovam a eficácia do programa”, disse o governador Marcos Rocha.

Até novembro deste ano, 103 empresas foram cadastradas e mais de 340 vagas abertas. No total, já foram mais de 4.500 currículos cadastrados e 70 currículos de PNE (Pessoas com Necessidade Especiais). A expectativa, segundo a Sedec, é que até junho de 2022, 4 mil empresas façam parte do “Geração Emprego”.

O secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Gonçalves, pontuou que “com essa nova fase do programa, chegamos em 23 municípios. A meta é alcançar todo o Estado. São dois públicos beneficiados com esse avanço: primeiro, o trabalhador, que é quem está na luta por um emprego; segundo a empresa, que é quem deve aderir ao programa para que novas vagas estejam ao alcance da população. É a oportunidade na palma da mão”.

A coordenadora estadual de políticas de trabalho e emprego, Teresa Cristina, explicou que “uma coisa é atender a demanda do trabalhador, outra coisa é atender a demanda do empregador, que é quem oferta as vagas que geram empregos. Essa é a Solução de Empregabilidade que o programa leva para o Estado. É mapear melhor as exigências do mercado, oferecer os cursos de uma forma mais assertiva e direcionar o candidato para uma vaga de trabalho de forma mais direta”.

Segundo Teresa, o Módulo Autônomo vem para poder auxiliar a  obtenção de renda para as pessoas que atuam na informalidade e também os micro empreendedores que atuam na prestação de serviço que também terão oportunidade de estar no aplicativo oferecendo seus serviços o obtendo renda. “O objetivo central e fomentar  a geração de emprego, trabalho e renda. É uma forma de também oferecer condições o mercado para essas pessoas, sendo uma prateleira de oportunidades”, destacou.

ENTREGA DE CERTIFICADOS

A capacitação também é essencial, para a inserção no mercado de trabalho. No evento, foram entregues certificados para quatro turmas dos cursos de confeiteiro, assistente de controle de qualidade, almoxarife e eletricista de automóveis.

Por trás de cada número, há pessoas reais. Julita Fernandes foi uma das estudantes no curso profissionalizante de confeiteira do programa Geração Emprego. “Eu tinha uma visão muito negativa de cursos onlines, mas decidi fazer e me surpreendi com os resultados. Agregou muito ao meu currículo e na busca de novas oportunidades”, comentou.

Outras pessoas buscaram especialização dentro do programa, como é o caso do Joacir Souza, que fez o curso de elétrica automotiva. Mesmo atuando na área desde 2013, ele decidiu participar. “Pra mim foi uma grande oportunidade dentro da área que já atuo. Acredito que essas iniciativas são essenciais para quem busca especialização. Geralmente, as empresas sentem falta dessa qualificação na hora de contratar alguém”, afirmou.

Com o programa, já foram oferecidos 10 tipos de cursos EaD de capacitação profissional, sendo mais de 1.000 vagas disponibilizadas, com sete turmas já concluídas.

O investimento total do programa Geração Emprego é de R$ 10 milhões, com recursos do Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia (Fider).

APLICATIVO GERAÇÃO EMPREGO

A medida encurta as distâncias entre empregadores e trabalhadores rondonienses. Através dos aplicativos os trabalhadores podem cadastrar os currículos, os empregadores tem acesso aos cadastros e podem procurar candidatos às vagas de trabalho disponíveis. Os aplicativos estão disponíveis no site: https://geracaoemprego.ro.gov.br/ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo