Empregos

Regularização fundiária ganha reforço de 16 servidores empossados pelo Governo do Estado, por tempo determinado

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), deu posse na manhã desta segunda-feira (24), 16 novos servidores que irão atuar diretamente na execução do plano de trabalho para atuação na regularização fundiária rural e urbana no Estado. O evento ocorreu no auditório Jerônimo Santana do Palácio Rio Madeira, com a presença do governador do Estado, Marcos Rocha.

-->

Foram empossados 16 novos servidores aprovados após participarem do último processo seletivo simplificado, realizado recentemente, onde mais de 3.200 candidatos se inscreveram. Os servidores passaram pelas etapas de teste e foram aprovados e o cargo será temporário, com duração de um ano, podendo ser prorrogado por um igual período.

Com os novos servidores, a superintendência irá contar com dois agrimensores, dois topógrafos, três cadistas, um engenheiro agrônomo, um engenheiro civil, uma arquiteta, um administrador, um advogado e quatro agentes administrativos.

A regularização fundiária e urbana do Estado é apontada como uma forte bandeira do Executivo Estadual para o desenvolvimento, conforme destacado no eixo do meio ambiente e desenvolvimento territorial do Plano Estratégico do Governo do Estado.

Durante a solenidade, o governador Marcos Rocha deu as boas-vindas aos novos servidores e destacou a situação dos conflitos agrários que precisa ser resolvida no Estado por meio da regularização fundiária com a entrega de títulos.

“Desejo sucesso a cada um que a partir de agora, faz parte dessa grande equipe. São profissionais que estarão trabalhando na regularização fundiária. Esse momento é muito importante, ainda mais com tudo o que está acontecendo. Precisamos fazer o melhor que pudermos, com honra, disciplina, lealdade, amor ao próximo e dignidade”, disse Marcos Rocha.
A equipe técnica da Sepat também esteve presente ao evento, dando boas-vindas aos empossados e fez uma rápida apresentação do projeto “Meu Imóvel Legal”, que visa realizar a regularização de imóveis com até quatro mil módulos fiscais, dentro de setores chacareiros inseridos em perímetros urbanos, propriedades rurais de domínio público, estadual e federal, além da identificação e cadastro dos ocupantes e o georreferenciamento das áreas a serem tituladas.

O superintendente da Sepat, Constantino Erwen Gomes, parabenizou aos novos servidores. “São pessoas deixando seu tempo em casa para que possam atender demandas dentro dos municípios e não medirão esforços para avançar com a regularização fundiária em Rondônia. Isso prova que o Governo do Estado está preocupado em resolver essa questão e vamos conseguir resolver”, enfatiza.

Constantino Erwen destacou ainda que a Sepat promoveu audiências públicas recentemente em 28 municípios para a regularização de oito mil imóveis na zona rural de Rondônia. Porém, graças a uma parceria técnica firmada com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), esse número subiu para 13 mil lotes.

Um dos novos servidores empossados, o engenheiro agrônomo Públio Silveira de Galvão, disse que as expectativas são boas, mesmo em meio à pandemia. “Estaremos atuando junto com os demais servidores no apoio à regularização fundiária no Estado, que é uma demanda muito grande, ainda mais na área rural, com vistorias e avaliação de imóveis nessas áreas”, argumentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo