Esportes

Atletas de Rondônia conquistam 43 medalhas na Copa Norte de Natação, em Manaus

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem trabalhado para promover novas oportunidades para estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino em todos os âmbitos. Prova disto, é o projeto “Natação: uma alternativa para educar” que possibilitou que a equipe aquática da Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Bento da Costa, de Porto Velho, conquistasse 27 medalhas de ouro, 10 de prata e seis de bronze, durante a Copa Norte de Natação “Troféu Orleans Tupinambá Nobre”, em Manaus.

-->

Os alunos Mainá Silva e Bremner Vicente Eguiz obtiveram recordes nos 200 metros nado borboleta e 100m, no mesmo estilo. Ela fez 1’11″56 nos 100m e 2’49″15 nos 200m.

Carlos Eduardo conquistou o troféu de Índice Eficiência, sendo o atleta que mais pontuou na sua categoria.

PROJETO

O técnico responsável pela equipe e coordenador do Centro de Treinamento do Desporto Escolar de Rondônia (CTDE) da Seduc, Paulo César, relembra que o projeto teve ponto de partida em 1999, quando uma verba pública federal foi destinada para construir uma piscina na escola João Bento. “A solenidade de inauguração aconteceu em 13 de abril de 2001. Desde então, o projeto vem atendendo alunos matriculados no JBC e nos estabelecimentos de ensino próximos, como: Maria Nazaré, Vicente Salazar, Heitor Villa Lobos, Hélio Botelho e Capitão Cláudio”, explica.

O projeto tem proporcionado aos atletas a possibilidade de nadar em grandes clubes, ao mesmo tempo que cumpre um papel social, visto que atende crianças que não teriam condições de pagar ou ter acesso a um treinamento especializado. “Com o passar do tempo o projeto foi criando força e alcançando resultados, o que permitiu que a equipe fosse federada e se tornasse a maior equipe de natação rondoniense. Hoje, temos temos atletas atuando em clubes nacionais como Corinthians, Curitibano, Fluminense e Indaiatuba” finaliza.

A relação de conquistas de medalhas está disponível para download na aba publicações do portal da Seduc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo