Esportes

Decreto 26.038 do Governo de Rondônia autoriza prática atividades desportivas profissionais sem a presença de torcida

Na tarde desta sexta-feira (23), o Governo de Rondônia, por meio da Casa Civil, publicou o Decreto nº 26.038 que altera, acrescenta e revoga dispositivos do Decreto n° 25.859, de 6 de março de 2021.

-->

Na nova redação, ficam permitidas as atividades desportivas profissionais, independente da fase enquadrada, desde que obedecidos os protocolos sanitários da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sendo expressamente vedado a presença do público.
Em reunião realizada na Casa Civil, a diretora-executiva, Gisele Santos, destacou que desde o primeiro encontro com a Comissão Federativa de Esportes Rondoniense, o governador Marcos Rocha vinha se sensibilizando com a classe e buscando formas efetivas de realizar a liberação das atividades, levando sempre em conta a situação atual da pandemia no Estado.

“Depois de muito trabalho e avaliação técnica do Comitê Estadual de Enfrentamento ao coronavírus, o governador , coronel Marcos Rocha, ordenou a alteração do decreto, viabilizando assim as atividades desportivas de confronto a nível profissional. Isso é uma resposta às solicitações que a classe e a sociedade vem fazendo desde o início da pandemia. Hoje, com os números decrescentes e com a Federação seguindo todos os protocolos, conseguiremos dar andamento nas atividades de forma gradual”, destacou a diretora.

Ellen Reis, diretora-executiva Legislativa (Ditel) também da Casa Civil, explicou que no primeiro momento serão liberadas as atividades desportivas profissionais e que o Governo de Rondônia está trabalhando para expandir a liberação para atividades amadoras.

Como Ellen, o titular da pasta da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Jobson Bandeira, explicou que esse primeiro momento, mesmo com a liberação, exige todo um preparo e uma movimentação com os protocolos sanitários para que futuros jogos ocorram dentro das exigências. “Nesta alteração, conseguimos atender a categoria profissional, a qual temos maior controle sobre a fiscalização dos protocolos que precisam ser feitos antes das partidas, evitando a proliferação do vírus. Mesmo com a dificuldade de atender a classe amadora, continuaremos nos movimentando para que as atividades sejam liberadas totalmente. Esperamos a compreensão de todos. Mais uma vez não posso deixar de agradecer ao governador Marcos Rocha pelo empenho em atender nosso pedido”, esclareceu o superintendente.

Quem também exaltou o trabalho do Governo do Estado foi o presidente do Sport Club Genus de Porto Velho, Francisco Evaldo que, junto com o Presidente da Federação de Futebol do Estado de Rondônia, Almir Belarmino, enfatizaram a importância da liberação das atividades profissionais que empregam direta e indiretamente cerca de 700 pessoas. Para Almir, este já é um grande passo para os profissionais e familiares dos mesmos que dependem totalmente do esporte para sobreviverem.

Gisele Santos, concluiu a reunião reforçando a importância do cumprimento de todos os protocolos sanitários para evitar a proliferação do vírus e que as atividades sigam liberadas em todos o Estado.

Também participaram da reunião representantes da Comissão Federativa de Esportes e membros do Comitê Estadual de Enfrentamento ao coronavírus do Governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo