Geral

Ações do FNO Itinerante chegam ao Vale do Anari

As ações do FNO Itinerante chegaram a três municípios do estado de Rondônia na última semana de setembro com o objetivo de levar informações sobre o acesso ao Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). Agora a próxima ação do FNO itinerante para o ano de 2021 acontecerá no município do Vale do Anari, no próximo dia 08 de outubro.   

 

O superintendente regional do Banco da Amazônia em Rondônia, Diego Campos, explica que a Instituição tem a meta de alcançar todos os municípios do estado. “Vamos tornar mais acessível a possibilidade do produtor receber crédito para que tenham oportunidade de desenvolvimento de seus empreendimentos”, informou o superintendente.  

 

As reuniões tiveram início no município de Nova União no dia 27 de setembro, com continuidade no município do Vale do Paraíso no dia 29 de setembro e Mirante da Serra no dia 28 de setembro, no auditório da Prefeitura Municipal. O superintendente Diego Campos esteve presente juntamente com os gerentes gerais das agências de Jaru, Thiago Souza Chaves, e de Pimenta Bueno, Zileno Dantas Martins. Houve também a participação de representantes de algumas entidades como a Empresa de Assistência e Extensão Rural (Emater) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  

 

Histórico 

O FNO Itinerante teve início com um projeto piloto em 2010. Os ganhos sociais obtidos com a realização do FNO Itinerante foram fundamentais na visibilidade institucional à ação de governo, no cumprimento de levar crédito de fomento a todos os municípios da Região e no alinhamento às diretrizes e prioridades da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).   

 

Enquanto administrador dos recursos, o Banco da Amazônia efetua operações que atendam prioritariamente aos segmentos produtivos de menor porte (mini/micro, pequenos e pequeno-médios empreendedores e microempreendedores individuais), agricultura de base familiar, empreendimentos que utilizem matérias-primas e mão de obra local e que produzam alimentos básicos para consumo da população e projetos sustentáveis, com vista à geração de trabalho e renda à população local.  

 

O FNO apresenta recursos oriundos da arrecadação do Imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza (IR) e do Imposto sobre produtos industrializados (IPI). É um instrumento financeiro substancial e tem o Banco da Amazônia como administrador dos recursos, guiado pelas diretrizes do MDR e da Sudam, colocam a Região Norte na rota do desenvolvimento, atendendo desse modo, ao objetivo principal da Política de Desenvolvimento do país, na redução da pobreza e das desigualdades regionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo