Geral

APÓS COVID-19: Luciano Szafir revela: ‘Tenho que fazer cirurgia para reconstruir o intestino’

Foram 32 dias de internação por Covid, intubação, duas cirurgias e medo de não sobreviver a todas essas complicações. Mas o ator Luciano Szafir, de 52 anos, venceu a doença e contou ao Fantástico deste domingo (25) as dificuldades que enfrentou no hospital. Ele revelou que ainda precisará passar por mais algumas cirurgias para reconstruir o intestino.

“Não dá para descrever. Não dá para descrever o quão próximo… Eu achei que eu ia embora. O intubar foi a pior coisa da minha vida. Lembro que falei: não sei se saio daqui”, lembrou o ator.

Szafir precisou ser internado poucos dias após o casamento da filha Sasha Meneghel, fruto do seu relacionamento com a apresentadora Xuxa.. Em lua de mel, ela e o marido anteciparam a volta ao Brasil. “É muito difícil pensar em quem você ama e saber que você pode deixá-los a qualquer momento”, disse Szafir

O problema na região surgiu como consequência do tratamento para a embolia pulmonar. O uso dos anticoagulantes causou uma perfuração em uma alça intestinal que fez sangrar na cavidade abdominal.

“É muito grave. Ele poderia ter feito uma sepse fulminante. Ele estava em uso de corticoide, que é uma medicação que reduz a inflamação e reduz a resposta imunológica da pessoa também. Ele teve que ser operado às pressas. Foi feita então uma remoção desse segmento do intestino que estava isquemiado, e ele teve que fazer então uma colostomia”, explicou o médico João Pantoja, do Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro, que atendeu Szafir.

Segunda cirurgia

Após a primeira cirurgia na parte intestinal, Szafir voltou a ter complicações com um novo sangramento na região.

“No dia 14 de julho, após a extubação, ele teve um quadro de dor abdominal súbita de novo. Teve um sangramento no local da colostomia, e passou por mais uma cirurgia, menos invasiva, mas para evitar novos coágulos”, explicou Pantoja.

O ator ainda terá que passar por novas cirurgias na região para reconstruir o intestino.

“Tenho aí uma luta aí pela frente de alguns meses. Depois eu tenho que fazer muita cirurgia para reconstruir o intestino, mas tudo bem. É um dia de cada vez. Abro o olho hoje, e a primeira coisa que eu faço é agradecer à vida”, disse ele que perdeu 15 quilos enquanto estava internado

A doença

Szafir começou a ter sintomas da Covid no dia 15 de junho. A data é a mesma do início da vacinação no Rio de Janeiro para 52 anos, a idade de Szafir.

Mas ele foi aconselhado pelo médico a não tomar a vacina contra a Covid naquele dia.

“Ele falou: você está com sintomas? Vai fazer uma tomografia, porque se você tiver com a doença, com o vírus, isso vai vir muito forte em você”, explicou Szafir.

O ator tentou se tratar em casa, mas com febre, falta de ar e acometimento de 25% do pulmão, ele se internou no dia 22 de junho. A doença tornou-se agressiva e passou a comprometer 50% do pulmão.

Ele desenvolveu uma embolia pulmonar, precisou fazer uso dos anticoagulantes e com isso teve a complicação intestinal. Foi intubado, operado e só voltou a respirar sozinho no dia 10 de julho.

Sua mulher, Luhanna Szafir, contou ao Fantástico sobre a emoção de vê-lo acordar.

“A primeira vez que ele me viu, que ele abriu o olho e me viu, ele intubado, ele queria se comunicar. Ficava pedindo para escrever, mexendo com a mão, mas não tinha condições, porque estava muito sedado, né? Aí ele conseguiu fazer para mim [com gestos]: ‘Eu amo você’, que ele sempre faz para mim toda vez que a gente se despede. Ele conseguiu fazer com a mão, sabe? Aí me deu um alívio muito grande, falei: gente, ele está vivo”, lembrou Luhanna.

Szafir disse que pensou na família durante toda internação:

“São duas lutas: contra vírus e contra a cabeça. O tempo todo eu pensava nos filhos, na minha mulher, na minha família, sabe?”

Além de Sasha, que tem 22 anos, Szafir é pai de Mikael e Davi, de 7 e 6 anos — os meninos são frutos do seu casamento com Luhanna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo