Geral

Buritis comemora o avanço no saneamento, mais de 60% do município conta com o acesso a rede de água tratada

“Agora tenho água fresquinha, boa para fazer comida, tomar banho, água encanada”, contou Amarildo Ramos, morador do setor 2.

-->

“Depois dos resultados de contaminação da Vigilância Sanitária não confiamos mais na água do poço, agora usamos água encanada”, Gilmar Pereira, morador do setor 4.

Hoje está tranquilo, temos água da rua em casa. Sempre tivemos problemas na época da seca, porque nosso poço secava”, João Pinheiro Cunha, morador da rua Ministro Andreaza, setor 5. 

“Recebo água na torneira, uso para beber, potável, acredito no serviço da Águas de Buritis”, Sebastião Goulart de Souza, Avenida Ayrton Senna, setor 7. 

Estes são alguns depoimentos de moradores que atualmente têm acesso a rede de água tratada. Um novo cenário para muitas famílias do município, proporcionando crescimento social, econômico e melhora na qualidade de vida da população. Somente nos últimos meses a concessionária implantou mais de 6 mil metros de rede de abastecimento, foram aproximadamente mil serviços realizados. Instalações macromedidores, registros para setorização da cidade, data logger para medir as pressões. O sistema é totalmente automatizado enviando em tempo real as informações do volume captado, tratado, distribuído e nível do reservatório que tem a capacidade de armazenar até 2 milhões de litros de água tratada. A qualidade da água também recebe monitoramento, um severo controle, com análises sendo realizadas de hora em hora, investimento e ações para que mais pessoas possam utilizar água cloretada, flúoretada e com um excelente Ph.

Ocilene Soares, presidente da Agência Municipal de Regulação explica que o saneamento tem avançado no município, que hoje ela tem o prazer de ver as ruas da cidade como um canteiro de obras e a cada dia mais e mais famílias estão podendo contar com este benefício. “A resistência cultural ainda é grande, porém estamos empenhados em conscientizar a população, usando muitos vezes decretos e publicações oficiais que estabelecem o uso da água da rede de abastecimento em estabelecimentos”, Ocilene conta ainda que, “é um caminho longo, estamos trabalhando muito, mas já podemos ver os resultados positivos”, finalizou.

Tamara Fideles, coordenadora regional, conta que está a pouco mais de um ano trabalhando em Rondônia e que ao conhecer a realidade de Buritis ficou impactada com o cenário de falta de saneamento que as pessoas vivem.

“A cidade tem um histórico de constante enchentes que tem acelerado a contaminação dos poços domiciliares, pensando nisso a empresa realiza, em parceria com a Agência Reguladora e Prefeitura Municipal, diversas ações de conscientização sobre os benefícios da utilização de água tratada. Recentemente e de forma muito significativa a própria Funasa e Agevisa realizaram coletas e análises da água dos poços das casas de alguns moradores da cidade e ao apresentar os resultados, eles puderam entender de fato porque fazemos questão de trabalhar todos os dias para levar água tratada até suas torneiras”.

A Águas de Buritis faz parte do grupo Aegea Saneamento, uma das maiores empresas privadas do setor de saneamento do país, operando em 126 municípios. No Estado ela está presente em quatro cidades, atuando com os serviços de abastecimento de água tratada e coleta e tratamento de esgoto, como Águas de Ariquemes, Águas de Buritis, Águas de Rolim de Moura e Águas de Pimenta Bueno.

Para mais informações sobre programas e projetos sociais e outros serviços acesse www.aegearo.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo