Geral

Como a perda de olfato e paladar causada pela Covid-19 difere da gripe comum e do resfriado?

Cientistas da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, perceberam que a perda de olfato e paladar causada pela Covid-19 é diferente daquela que ocorre por resfriado ou gripe. Esse é um dos sintomas relatados pelos pacientes que se infectaram com o coronavírus. Contudo, vale ressaltar que muitas pessoas sentem o mesmo quando estão com um resfriado comum ou a gripe Influenza.

-->

Os estudiosos realizaram testes de olfato e paladar em 30 pacientes. O grupo continha 10 pessoas infectadas com a Covid-19, 10 estavam com um resfriado bem forte e os outros 10 indivíduos eram completamente saudáveis.

Ficou constatado que a perda de olfato em virtude do coronavírus é muito mais profunda. O líder da pesquisa, Carl Philpott, explicou os pacientes com Covid têm uma capacidade menor de conseguir identificar os cheiros e também os gostos amargos ou doces.

Além disso, os cientistas identificaram outras diferenças nos indivíduos infectados pelo Sars-Covid-2 que são a ausência de secreção ou obstrução nasal e a habilidade de respirar de forma normal. Para os estudiosos, o estudo reforça a teoria de que esses sintomas da Covid-19 são realmente consequências dos efeitos do coronavírus no sistema nervoso central.

Os pesquisadores acreditam que as descobertas podem auxiliar no desenvolvimento de teste de paladar e olfato para que haja uma triagem mais ágil da Covid-19. Apesar dos dados registrados no estudo, os cientistas afirmam ser necessário mais pesquisas para apurar as causas que existem por trás da falta de habilidade de portadores da Covid-19 de conseguir sentir os gostos amargo e doce. Se, na verdade, existe uma explicação genética ou se realmente a questão está ligada a uma reação do sistema imune nos receptores responsáveis por identificar o gosto dos alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo