Geral

DESTAQUE: Educação Municipal de Nova Brasilândia tem trabalho reconhecido a nível nacional no combate à evasão Escolar

Em um momento atípico em que o Brasil e o mundo passaram, um município do interior de Rondônia, investiu pesado na qualidade do Ensino e evitou a evasão Escolar.
Segundo o relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), reprovação, abandono do ensino e distorção entre idade e série escolar são problemas recorrentes no cenário educacional brasileiro. Com a pandemia da Covid-19, essa realidade foi acentuada e a disparidade socioeconômica do país ficou ainda mais evidente.
A Permanência escolar dos estudantes durante a pandemia não está sendo uma tarefa simples, a cada dia, mais e mais alunos deixavam de realizar as atividades perdendo seu vínculo com a escola, baixando seu ritmo de estudo e ocasionando grandes prejuízos em seu desenvolvimento.

-->

Nova Brasilândia D’Oeste (RO) fica localizada a 481 km da capital Porto Velho, a Secretária Municipal de Educação, Maria Aparecida Alves Pereira Rezende e sua equipe iniciavam uma grande batalha, um desafio a ser vencido, “Como evitar a evasão do estudante?”. Em entrevista a redação do Jornal Eletrônico InfoRondônia, a titular da pasta, destacou alguns dos pontos mais importantes para o crescimento da educação e permanecia dos estudantes na escola. “A pandemia chegou de repente, jamais imaginaríamos que tomaria proporções tão grandes, desde o primeiro caso demos início a estudos para evitar a evasão escolar dos nossos estudantes, sendo que o ponto maior foi equipar nossos laboratórios tecnológicos de ensino, nossos professores com novas formações para readequação desta nova realidade e ainda continuamos os investimentos e infraestrutura escolar”, pontuou Maria Rezende.

De acordo com a Secretária, seu objetivo foi sempre buscar inovação tecnologia, sendo que neste período a mesma realizou estudos de viabilidades de recursos e equipou todos os professores com notebooks para atender de forma hibrida seus alunos com aulas virtuais realizadas por plataformas especializadas (vídeos conferencias, web aulas e atividades online), neste período surgia mais um desafio, “E os alunos que não disponha de tecnologias para acompanhar este tipo de ensino?”, de acordo com a gestora, este cenário já estava no planejamento estratégico pedagógico, sendo disponibilizado todos os conteúdos impressos, essas atividades estavam à disposição diretamente na instituição de ensino para que os pais pudessem retirar, atendendo todas as normas sanitárias para evitar a disseminação do Coronavírus (Sars CoV 2).

Atualmente Maria Rezende continua investindo na educação municipal de Nova Brasilândia d’Oeste, neste período, a gestora vem adquirindo tablets para atender os estudantes da educação municipal, um fato histórico para o Estado de Rondônia, investimentos que ultrapassa milhões, visando a melhoria do ensino.
Vale lembrar que recentemente Nova Brasilândia D’Oeste teve a maior nota do IOEB e IDEB no estado de Rondônia, atingindo a média exigida nacional, frutos de incentivos tanto da equipe de profissionais da educação quanto para os estudantes da rede municipal de ensino.

Diante de tantas conquistas a Secretária Municipal se tornou uma grande referência no que se trata em investimentos na educação, projetos e mecanismos de evitar a evasão dos estudantes. Devido a esta realidade, Maria Rezende participará nesta quinta-feira, (25), às 14 horas (horário de Brasília) do Webinário de lançamento de estudo: “Permanência Escolar na Pandemia”, por meio da plataforma Youtube do Iede youtube.com/portaliede juntamente com outros representantes a nível nacional, onde falará sobre seus desafios mediante a pandemia e as estratégias que fizeram o número de alunos aumentarem durante a pandemia ao invés de reduzirem como em outros municípios.

“Fico feliz em poder contribuir com meu conhecimento para demais municípios do Brasil, sou grata primeiramente a Deus, que me oportunizou saúde para encarar desafios, desde o início de minha carreira sempre gostei da Educação pois sei que é um dos maiores pilares para um futuro melhor, hoje ocupo o cargo de Secretária Municipal de Educação indicada pelo Prefeito Hélio da Silva, por meio dele venho conseguindo desempenhar meu trabalho com excelência. Educação não é algo fácil de se fazer, mas com união e força de vontade todos poderemos vencer este desafio e dar um futuro melhor para nossas crianças. Quero mais uma vez agradecer a todos os profissionais que diretamente e indiretamente contribuem para que possamos ser reconhecidos, aos profissionais da educação, ao senhor prefeito Hélio da Silva e a todos nossos estudantes”, destacou Maria.

SUA TRAJETÓRIA
Maria Aparecida Alves Pereira Rezende deu início a sua atuação na educação no ano de 1988 como professora estatutária estadual de Geografia, desde então vem desempenhando um papel de excelência, sendo que em sua trajetória já ocupou cargo de professora, diretora e orientadora, atualmente está afrente da Secretária Municipal de Educação de Nova Brasilândia D’Oeste desde o ano de 2017.

“A educação sempre será uma obra em constante modificações, teremos varias conquistas a comemorar, mas sempre teremos grandes desafios a serem vencidos”

Maria Rezende

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo