Geral

DESTAQUE: Município de Nova Brasilândia conquista a maior nota do IOEB – Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, em Rondônia

Localizada a 480,7 km da sua Capital Porto Velho o município de Nova Brasilândia d’Oeste (RO) é mais uma vez destaque no Estado de Rondônia, desta vez, a cidade localizada na região da Zona da Mata conseguiu alcançar o primeiro lugar entre as 52 cidades, tendo como registro a maior nota 5,5 do IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira).

-->

O IOEB, é um índice único para cada território, seja município, estado ou Distrito Federal e que engloba toda a educação básica, da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local, bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas os que estão efetivamente na escola.

O índice é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

Não é de hoje que o município vem se destacando em fatores educacionais na qualidade de ensino e melhorias constantes estruturais, no ano de 2020, a cidade obteve a maior nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, do estado de Rondônia) sendo inclusive contemplada com recurso parlamentar como objeto de mais melhorias na instituição com maior nota.

Todas as conquistas são frutos de intensos investimentos na educação, sendo estes estruturais como reformas, climatização de salas de aulas, construções de novas salas de aulas, também na estruturação pedagógica, contratação de novos profissionais, investimento em infraestrutura tecnológicas, formações constantes do corpo docente, investimento no transporte escolar com adesão de novos veículos para atenderem a demanda de estudantes da área rural, planejamento estratégico para amenizar o impacto da pandemia do SARs Cov 2 (COVID- 19).

Mesmo diante a pandemia do novo coronavírus, as estratégias aplicadas para a permanência do aluno vinculado as instituições de ensino foram de total notoriedade para alcançar a sonhada nota de 5,5 no IOEB, mesmo em tempos difíceis todos os profissionais da educação foram em frente e buscaram a verdadeira excelência de ensino se readaptando a esta nova realidade.

Conforme relata a Secretária Municipal de Educação, Maria Aparecida Alves Pereira Rezende, os frutos são resultados de investimentos que estão sendo colhidos ao longo dos dias, “Ofertar uma melhor qualidade de ensino é a garantia de um futuro próspero para nossos alunos, nos últimos anos buscamos oferecer aos nossos estudantes uma melhor infraestrutura de ensino e constantes capacitações dos profissionais, são várias as ações em prol da população, prova disso é a conquista da maior nota do Estado de Rondônia do IOEB, estou muito feliz. Quero imensamente agradecer a todos os profissionais da educação Municipal e Estadual e ao apoio do prefeito Hélio Mendes, que tornaram esse sonho uma realidade”. Concluiu a Secretária.

Vale lembrar que a nota está acima da média nacional estipulada pelo IOEB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo