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Em três meses, DER recupera quase 132 quilômetros de estradas na região de Pimenta Bueno

Cerca de 132 quilômetros de estradas na região de Pimenta Bueno foram recuperados pela 11ª residência do DER

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O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), segue com o cronograma de obras em todo o Estado e faz um balanço das ações na região de Pimenta Bueno. Em três meses quase 132 quilômetros de estradas pavimentadas e não pavimentadas receberam manutenção nos municípios de Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Chupinguaia (distrito de Nova Esperança), Primavera de Rondônia, São Felipe do Oeste e Parecis.

De acordo com o residente Regional do DER em Pimenta Bueno, Tiago Fajardo, a 11ª Residência é responsável por  563,38 quilômetros de estradas na região, sendo 422,53 de rodovias não pavimentadas e 140,85 de rodovias pavimentadas.”A manutenção constante dessa malha viária, mesmo durante o inverno, é uma determinação do governador, coronel Marcos Rocha, tendo em vista que essa região é de vital importância para o Estado, pois duas usinas de calcário que fomentam o agronegócio estão localizadas nos municípios de Pimenta Bueno e Parecis. Devido o empenho do DER não houve interdição nesse trecho, nem mesmo durante as obras”, destacou Fajardo.

Serviço de escavação mecanizada de valas para drenagem e desobstrução de bueiro na RO-133

Os trechos recuperados correspondem a 23 % do total da malha viária sob a responsabilidade da Regional de Pimenta Bueno. “A área fica localizada sob um terreno frágil, situada boa parte em região de cerrado e por isso o cuidado deve ser constante para ficar em boas condições de trafego e permitir a livre circulação de bens e mercadorias”, ressaltou.

RO-133

Na rodovia do Calcário (RO-133), localizada nos municípios de Pimenta Bueno e Espigão do Oeste as equipes do DER atuaram em três frentes de serviço no período de 25 de janeiro a 19 de março. A primeira atuou na recuperação de 16 quilômetros de pontos críticos com encascalhamento de revestimento primário. Na segunda foram feitos serviços de escavação mecanizada de valas para drenagem e desobstrução de bueiro e limpeza lateral. Na terceira foi feito patrolamento com serviço de reconformação da plataforma.

RO 493 

Recuperação de ponte de madeira na RO-493

Na Estrada da Produção (RO-493), localizada nos municípios de Pimenta Bueno e Chupinguaia, mais precisamente próximo ao distrito de Nova Esperança, as equipes do DER atuaram em quatro frentes de serviço de 21 de janeiro a 19 de março. A primeira trabalhou na recuperação de pontos críticos ao longo dos 72,65 quilômetros com serviços de encascalhamento de revestimento primário.

A segunda, coma  escavação mecanizada de valas para drenagem e desobstrução de bueiro e limpeza lateral. Na terceira foi feito patrolamento com serviço de reconformação da plataforma. Já na quarta frente, foi feito assentamento de bueiros metálicos com chapas múltiplas e tubo, além da recuperação de ponte de madeira.

RO 491

Na região da Linha 45 da RO-491, localizada nos municípios de Primavera de Rondônia, São Felipe do Oeste, Parecis e Pimenta Bueno, as equipes do DER atuaram em quatro frentes de serviço de 13 de janeiro a 4 de março. A primeira fez a recuperação de pontos críticos ao longo dos 29,20 quilômetros com serviços de encascalhamento de revestimento primário. Na segunda, foram feitos a escavação mecanizada de valas para drenagem e desobstrução de bueiro e limpeza lateral de vegetação com motoniveladora. Na terceira foi feito patrolamento com serviço de reconformação da plataforma e na quarta frente, o assentamento de bueiros metálicos com chapas múltiplas e tubo, além da recuperação de ponte de madeira.

Serviço de encascalhamento de revestimento primário na Linha 45 (RO-491)

RO-492

Na região da Linha 208, trecho pavimentado da RO-492, nos municípios de Chupinguaia e São Felipe do Oeste, as equipes do DER atuaram em duas frentes de serviço no período de 8 de janeiro a 11 de março.

A primeira na recuperação de pontos críticos ao longo dos 13,90 quilômetros com serviços de tapa-buracos com material Cbuq e a segunda com limpeza mecanizada da camada vegetal com retroescavadeira e Bobcat, além de limpeza das placas de sinalização, sarjetas e meio fio com roçadeiras costal e mecanizada nos 27 quilômetros restantes.

*contém áudio para rádios

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