Geral

Empresa de Vilhena faz campanha para ajudar bebê de 10 meses com Covid-19 e problema cardíaco raro

Imagine ver sua filha sem conseguir respirar bem, sem ganhar peso e viver com o receio de que seu pequeno coraçãozinho pare de bater a qualquer momento. Esse é o drama do pedreiro Gerliano Borges Dias e sua esposa Angélica Oliveira da Silva, os pais da Lívia. A menina tem 10 meses, pesa pouco mais de quatro quilos e desde seu nascimento passa por uma complicada rotina de exames, consultas e internações.

-->

Até poucos dias o diagnóstico era Tetralogia de Fallot, uma má formação cardíaca congênita. Mas, recentemente, em exame realizado em Porto Velho, descobriu-se que ao invés de quatro anomalias no coração, a menina tem cinco, por isso Pentalogia de Fallot, uma condição ainda mais rara. No ano passado, a filha do cantor Leonardo, passou por cirurgia para correção desse tipo de má formação. Essa é a boa notícia: o problema é reversível com cirurgia. No entanto, pouco acessível para a maioria da população, já que custa mais de R$ 250 mil.

Segundo o pai, Lívia está na fila para fazer a cirurgia pelo SUS, que deve ocorrer no Estado de São Paulo. Até lá, a família tem contado com a ajuda de amigos que aderiram a uma ação solidária para colaborar no custeio de exames e tratamentos. Depois de conhecer a história da Lívia, a clínica MedicMais decidiu entrar também na campanha. A menina passou por consulta na clínica e exames na clínica e durante o mês de agosto, a cada fechamento de orçamento, médico ou odontológico, a empresa doa 10 reais para a Lívia.

“Ficamos sabendo da Lívia através de uma rede social, e desde então temos procurado ajudar como podemos, mas queremos estender a ajuda e contar também com nossos pacientes, que inclusive podem ainda adquirir um bilhete da ação solidária, se assim quiserem. Estamos em oração pela saúde dessa criança, mas também precisamos fazer a nossa parte”, destacou a gestora, Vanessa Barreto Negri.

Gerliano explica que normalmente, quando um bebê nasce com a cardiopatia, a identificação acontece pela baixa oxigenação no corpo da criança. Não à toa, uma das principais características de bebês com esse problema é a cianose, a roxidão pela falta de oxigenação. Conforme cresce, o cansaço para mamar, a presença de mãos e pés roxos, dificuldade para ganhar peso e eventuais desmaios são características mais comuns.

“Nós ficamos muito gratos à empresa e às pessoas que tem procurado nos ajudar, seja com doações, comprando a ação solidária, ou mesmo com uma oração. Tudo isso tem nos ajudado até aqui”, afirma o pai. Lívia é a única filha do casal, que sonha em ver a menina se desenvolvendo e crescendo.

INTERNAÇÃO
Nesta segunda-feira, 17, a menina sofreu uma parada respiratória e foi atendida no Hospital Regional de Vilhena, sendo transferida logo em seguida para o Hospital Cosme e Damião, em Porto Velho. A bebê, que já apresentava dificuldades para respirar por conta da condição cardíaca, foi diagnostica também com Covid 19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo