Geral

Energia solar fotovoltaica pode garantir economia de até 95% nos gastos mensais da conta de luz

Cada vez mais empresas de Rondônia estão procurando crédito para instalação de placas solares de energia fotovoltaica pelas vantagens que oferece de economia. De acordo, com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), houve um aumento nos investimentos para o uso dessa tecnologia na casa dos R$ 6,7 bilhões em 2021 no país. As empresas que usam energia fotovoltaica podem ter uma economia de até 95%.
Embora esteja na 24ª posição do ranking estadual de geração distribuída, a demanda por energia solar em Rondônia tem crescido exponencialmente. Dessa forma, o Estado conta com 6,5 MW de potência instalada, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Absolar. Apenas no último ano, a região obteve um crescimento de 500% na instalação de sistemas fotovoltaicos, totalizando cerca de 900 consumidores que já produzem a própria energia elétrica de forma limpa e renovável.
O engenheiro Rennan Eduardo Adad  Salgado da empresa Bingool Solar informa que é grande a expectativa nas instalações das placas de energia solar no estado para os próximos anos. “Acreditamos no potencial enorme de Rondônia, mesmo com o cenário econômico desafiador que a pandemia impôs. Temos o objetivo de fechar novos negócios e continuar cuidando dos projetos dos nossos clientes e parceiros já em funcionamento”.
Um dos exemplos de empresa que já utiliza energia fotovoltaica é o Colégio Sapiens, localizado em Porto Velho-RO. Com o financiamento do Banco da Amazônia (BASA), o Colégio criou o projeto de usina solar e prevê uma economia nos gastos mensais de R$ 35 mil. A primeira estrutura de fixação no telhado do Colégio foi colocada no dia 01 de agosto de 2020, e no mês de março já possuíam mais de 70.000 kWh injetados na rede elétrica do Estado de Rondônia pela empresa Bingool Solar. Apenas em março de 2021, o Colégio produziu 73.939 kWh de energia sem causar impactos ambientais. “Recentemente partimos para um projeto mais ambicioso, que caminha lado a lado com um dos valores do Grupo Sapiens, que é o compromisso com a sustentabilidade e implantamos três usinas geradoras de energia solar que possibilitam autossuficiência em energia limpa”, diz o diretor geral do Colégio Sapiens, Milton Pellucio.
É válido destacar também que é possível observar grande potencial de aproveitamento energético no Brasil, mesmo havendo regiões com menores índices de insolação. Logo, existem diversas maneiras de aproveitarmos a energia solar no Brasil, basta alcançarmos os incentivos necessários.
O BASA que é um dos principais incentivadores de energia solar no estado mostrou-se disposto a contribuir para esse crescimento através de suas ofertas de crédito. “O Banco tem se tornado a cada dia mais verde, financiar energia solar é apostar 100% no sustentável e no verde. Para o empresariado e produtor rural é a certeza de redução de custos”, diz o superintendente regional do BASA em Rondônia, Diego Brito.
Os interessados em obter mais detalhes sobre as linhas de crédito voltadas para energia verde e para a sustentabilidade podem acessar www.bancoamazonia.com.br, ir a uma agência do BASA ou baixar o aplicativo Simulador do FNO, disponível tanto a Apple Store quanto no Google Play.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo