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Energisa busca levar mais informação para ter menos reclamações de seus 650 mil clientes

Com 650 mil clientes em todo o estado, a Energisa é, com certeza, a prestadora de serviços com maior alcance junto à população. Poucos serviços, a maior parte prestados pelo poder público, como saúde e educação, tem tantos clientes como a concessionária. Apesar disso, a empresa vem conseguindo reduzir significativamente seus indicadores de reclamação. Apenas 6% dos clientes reclamou da empresa em 2020 e, nos dois primeiros meses de 2021, registros caíram 64% com relação aos últimos 06 meses.

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Millena Capeletti, responsável pela Ouvidoria, observa que em 2021 mais da metade das reclamações registradas são improcedentes, ou seja, surgem devido ao desconhecimento das normas do setor. Por isso, a empresa lançou, nos últimos meses, uma série de filmes com o ator Paulo Vieira, o Descomplicador. “A ideia do Descomplicador é levar as informações de forma leve para os clientes. Tivemos filmes sobre a conta, a tarifa e, mais recentemente, o gato de energia. É o mesmo que fazemos no nosso dia a dia, tentamos descomplicar para o cliente”, afirma.

De acordo com a ouvidora, a principal tarefa das áreas de atendimento atualmente é esclarecer os clientes sobre direitos e deveres de acordo com as normas da Aneel. Uma das medidas adotadas, por exemplo, foi o treinamento para os atendentes tirarem todas as dúvidas já no primeiro contato. Capeletti aponta que os novos canais de contato e adoção dos sistemas de informática do Grupo Energisa contribuíram para a melhoria dos índices. O acompanhamento mensal dos indicadores de atendimento e qualidade servem de base para a revisão de processos e melhorias nos departamentos. Contudo, a Ouvidora aponta que a divulgação de informações das normas do setor elétrico ainda é o melhor caminho para a satisfação do cliente. Na entrevista abaixo, ela esclarece as principais dúvidas:

Como é definido os prazos de atendimento do setor elétrico?

Milena: Todas as regras do setor elétrico são definidas pela Aneel. Desde prazos de atendimento, tarifas e procedimentos. Isso significa que as mesmas normas que regem a Energisa em Rondônia valem para os outros estados e suas concessionárias.

O número de reclamações é muito inferior à quantidade de clientes. Isso desestimula a Energisa a melhorar o atendimento?

Millena: Ao contrário. Uma reclamação é tratada com a mesma atenção e dedicação, independentemente do tipo ou origem. Nosso trabalho é alicerçado no atendimento com respeito e dedicação sempre. Colocamo-nos no lugar de nossos clientes para entregar soluções ágeis e definitivas, que simplifiquem a vida e gerem a sua satisfação. Temos mais de 650 mil clientes espalhados em 52 municípios, em grandes cidades e comunidades isoladas. Seja em Porto Velho ou um pequeno distrito, todos são tratados com a mesma atenção. Ter tantos clientes é um desafio, mas também um estímulo a continuarmos nos reinventando e inovando para prestar o melhor serviço, de acordo com a expectativa do nosso cliente.

Qual o principal serviço solicitado nos canais de atendimento da Energisa?

Millena:  A emissão de segunda via de fatura representa cerca de 86% dos serviços dos canais digitais. A conta é entregue mensalmente na casa dos nossos clientes, mas também está disponível através aplicativo Energisa ON, Agência Virtual www.energisa.com.br e no WhatsApp GISA ( 69 9 9358-9673).  Ainda existe a opção de cadastrar a fatura por e-mail que pode ser solicitada durante a atualização cadastral em qualquer um dos nossos canais de atendimento.

Como é calculada a conta de luz?

Millena:  A conta de luz é calculada com base na tarifa de energia elétrica, que varia para cada estado, e é definida pela Aneel. A tarifa soma os custos de transmissão e geração de energia, os encargos e impostos e os custos de distribuição. Somente 21,2% do valor da conta é repassado para a Energisa Rondônia. Ou seja, de cada R$10 pagos na conta de luz, apenas R$ 2 ficam com a Energisa. Com esse valor a empresa paga os salários dos seus funcionários, renova e abastece a frota, mantém a operação 24 horas por dia, sete dias por semana, constrói novas redes de distribuição e amplia subestações de energia. Os 78,8% restantes vão para outras empresas que fazem parte do sistema que leva a energia até as casas, como as geradoras e as transmissoras de energia (43,6%), e para o pagamento de encargos e impostos (35,2%).

Por que o preço da minha fatura aumentou se não comprei nenhum equipamento novo?

Millena: Isso acontece devido a variação de consumo, ou seja, do quanto o cliente usou a energia em determinado período. A gente pode até não perceber, porém em dias mais quentes, usamos mais o ar-condicionado e abrimos mais a geladeira. A nossa orientação é sempre comparar o mês atual com o mesmo período do ano anterior, pois geralmente o consumo é similar. No YouTube da empresa, temos um vídeo ilustrativo explicando como a variação de consumo acontece e dando dicas para o controle do consumo.

 

Qual o prazo para a empresa fazer uma ligação nova?

Millena: O prazo de atendimento segue as normas reguladas pela Aneel para o setor em todo país. Nas áreas urbanas são 5 dias úteis no total, sendo 3 dias úteis para fazer a vistoria, que é essencial para identificar possíveis irregularidades e parâmetros de segurança, e 2 dias úteis para efetuar a ligação no fornecimento. Já em áreas rurais, esse prazo se estende devido à distância. São 10 dias no total, sendo 5 dias úteis para vistoria e 5 dias úteis para ligação. Vale ressaltar, que no caso das ligações rurais, esse prazo somente é válido se a localidade já tem rede de energia elétrica. Nos casos em que é preciso construir o circuito, o prazo de atendimento é definido pelo Comitê Gestor Estadual do programa e homologado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para cada município. Geralmente, esse tipo de ligação é feito pelo programa do governo federal Luz Para Todos.

As condições para parcelamento de débitos nos canais digitais são diferentes da agência presencial?

Millena: São as mesmas condições, tanto no atendimento presencial como no digital. Porém, no digital tem a vantagem de conseguir parcelar em qualquer horário e sem sair de casa. Pelo aplicativo, WhatsApp ou site, o cliente vê a quantidade de parcelas e escolhe a que melhor se encaixa no seu orçamento. Nesse momento de cuidado com Covid-19, orientamos os nossos clientes a utilizarem os canais digitais, onde há os principais serviços procurados na agência.

Os canais de contato da Energisa prestam apenas serviços?

Millena: A Energisa dispõe de diversos canais de contato para levar também informações e orientações ao cliente, especialmente sobre os cuidados com a segurança e dicas do uso eficiente da energia elétrica. No site www.energisajuntos há reportagens especiais sobre o setor, seção de perguntas e respostas e a contribuição da empresa no combate da disseminação da Covid-19. No canal no Youtube apostamos em vídeos ilustrativos e depoimentos.

Quais são os canais para solicitar serviços da Energisa?

Millena: Através dos canais digitais o atendimento é rápido, fácil e 24 horas por dia. Cada um pensado para facilitar a vida do cliente. Temos o aplicativo Energisa On, o whatsapp GISA ( 69 9 9358-9673), o site www.energisa.com.br  e o call center  0800 647 0120.

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