Geral

Estrias: o que são, como surgem e como preveni-las!

As estrias geralmente aparecem como faixas de linhas que estão paralelas sob a pele. Essas linhas são podem ter características de cor e textura diferentes na pele, variando desde brancas a rosadas, e também roxas. Ao tocar em uma estria com os dedos, é possível sentir uma pequena saliência ou recuo na pele. Por vezes, essa condição causa coceira ou dor.

As linhas geralmente aparecem durante ou após a gravidez ou após uma mudança repentina no peso (de mulheres, principalmente). Além das mulheres, outro grupo que também tende a ser bastante atingido por essa condição, são os adolescentes que crescem muito rapidamente.

As estrias não são perigosas e geralmente desaparecem com o tempo. Você pode tê-las em qualquer lugar, mas elas são mais comuns na barriga, nos seios, nos braços, nas coxas e nas nádegas.

O que causa as estrias
Essas saliências são resultado do alongamento da pele e do aumento da substância cortisona em seu sistema nervoso. A cortisona é um hormônio produzido naturalmente pelas glândulas supra-renais. No entanto, ter muito desse hormônio pode fazer com que a pele perca sua elasticidade.

As causas que são mais comuns de ocorrer, podem ser vistas nas seguintes circunstâncias:

Mulheres grávidas: enquanto a pele se estende de várias maneiras para abrir espaço para o bebê que está em desenvolvimento, é comum que os alongamentos contínuos possam causar a condição.
Ganho ou perda peso: por vezes, essa condição pode ocorre quando você ganha ou perde peso rapidamente. Como dito anteriormente, os adolescentes também podem também ter essa reação após um súbito crescimento.

Cremes, loções e pílulas de corticosteróides: podem causar esta condição, pois podem diminuir a capacidade de esticar a pele.
Síndromes: síndrome de Cushing, síndrome de Marfan, síndrome de Ehlers-Danlos, e outros distúrbios da glândula adrenal pode ser causa da condição, pois podem causar um aumento da quantidade de cortisona em seu corpo.
Quem tem mais risco em risco de desenvolver estrias
Se você pertence a algum dos grupos abaixo, existe um risco maior de desenvolver estrias:

O seu médico pode dizer se você tem uma estria simplesmente olhando para sua pele e revisando seu histórico médico. Se ele suspeitar que suas estrias podem ser causadas por uma doença grave, é possível que ele solicite exames de sangue, urina ou imagem.

Tratamentos médicos disponíveis no combate as estrias
Essa condição geralmente desaparece com o tempo. Se você não quiser esperar, existem tratamentos que podem melhorar sua aparência. No entanto, nenhum tratamento pode fazer com que as linhas desapareçam completamente.

Existem várias maneiras de melhorar a aparência das estrias:

Creme de tretinoína: funciona restaurando o colágeno, uma proteína fibrosa que ajuda a dar elasticidade à pele. É melhor usar este creme para as saliências recentes (vermelhas ou rosadas). Este creme pode causar irritação na pele. Se você estiver grávida, não use creme de tretinoína;
Terapia com laser de corante pulsado: estimula o crescimento de colágeno e elastina. É melhor usar esta terapia também para as saliências mais recentes. Importante destacar que, indivíduos de pele mais escura podem apresentar descoloração da pele com este tratamento;
Fototermólise fracionária: é semelhante à terapia com laser de corante pulsado, na medida em que se utiliza um laser. No entanto, este laser trabalha visando áreas menores da pele, causando menos danos à pele;
Microdermoabrasão: envolve polir a pele com pequenos cristais para revelar uma nova pele sob as estrias mais elásticas. A microdermoabrasão pode melhorar a aparência de saliências mais antigas.
Laser excimer: estimula a produção de cor da pele (melanina), para que as linhas correspondam mais à pele circundante.
ATENÇÃO: Procedimentos médicos e medicamentos sujeitos a receita médica não garantem a cura dessa condição e podem ser caros!

O que você pode fazer para tratar estrias
Existem muitos produtos e procedimentos que prometem remover uma estria da pele, mas ainda não existem produtos que tenham se mostrado eficazes.

Hidratar a pele pode ajudar a aliviar a coceira da condição. Além disso, a aplicação de loção autobronzeadora nas linhas salientes é uma maneira temporária de minimizar a diferença de cor entre a pele normal e as estrias.

Como você pode evitar as estrias
Não há como evitar completamente as estrias, mesmo que você use loções e cremes regularmente. No entanto, manter seu peso em uma faixa saudável, comer bem e se exercitar regularmente pode ajudar a evitar que essa condição apareça por conta de ganho ou perda repentina de peso.

Embora seja saudável para você e seu bebê ganhar peso durante a gravidez, pergunte ao seu médico quanto ganho de peso durante a gravidez é ideal para você.

Dicas de prevenção

Mesmo se você estiver em risco aumentado para essa condição, existem algumas medidas que você pode seguir para reduzir seu risco e tratar as estrias que você já possui.

Confira as dicas abaixo:

Controlar seu peso: ter controle sob suas mudanças corporais pode ser sua melhor aposta. Faça uma dieta saudável e se exercite regularmente para ajudá-lo a controlar seu peso. Se você notar um rápido ganho ou perda de peso, pode ser uma boa ideia visitar o seu médico para descobrir o motivo;
Mantenha-se hidratado: beber água suficiente pode ajudar a manter a pele hidratada e macia. A pele macia não tende a desenvolver a condição tanto quanto quando a pele está seca;
Tenha uma dieta rica em muitos nutrientes: essa condição também podem ocorrer se você não tiver nutrição suficiente em determinadas áreas. Comer alimentos que melhoram a saúde da pele ajudam a melhorar com isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo