Geral

Ex-presidiário Lula é condenado mas STF o mantém solto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado a 17 anos e mês de prisão na tarde desta quarta-feira (6), após julgamento realizado pela oitava turma do Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4). Esta turma é responsável pelos julgamentos dos casos no âmbito da Operação Lava Jato.

Na primeira instância, o ex-presidente havia sido condenado a 12 anos e 11 meses. Os desembargadores da segunda instância entenderam que a pena deveria ser aumentada e a aumentaram para 17 anos. Esta é a segunda condenação de Lula na segunda instância e diz respeito ao Sítio de Atibaia.

Em abril de 2018, o petista foi preso pela condenação no caso do Tríplex do Guarujá. Ele ficou detido na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, até novembro, quando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu prisão em segunda instância. Essa decisão do STF beneficia Lula agora.

O ex-presidente não será preso e a defesa do condenado entrará com recurso. Em nota, a defesa de Lula criticou a realização do julgamento virtual feita pelo TRF-4. Não houve transmissão online do julgamento que terminou pouco antes das 15h e o acórdão com a descrição do voto de cada desembargador ainda não foi publicado.

“Assim que os votos proferidos no julgamento virtual forem disponibilizados na plataforma do TRF4 definiremos o recurso que será interposto para reverter essa absurda condenação”, afirmou Cristiano Zanin Martins, advogado de Lula. Nas redes sociais, muitos internautas têm comentado sobre a condenação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo