Geral

Existe 35 vacinas contra o Covid 19 afirma a OMS

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou, nesta quinta-feira (10), que há cerca de 180 vacinas contra a Covid-19 em desenvolvimento. Dessas, apenas 35 já estão na fase de testes em humanos.

-->

Ainda durante uma entrevista coletiva, ele comentou que nenhuma doença na história teve um desenvolvimento tão rápido nas pesquisas.

Em abril, a OMS e vários parceiros, entre eles a União Europeia, lançaram um mecanismo para acelerar o desenvolvimento e a distribuição justa de vacinas, diagnósticos e terapias. Segundo Tedros, porém, essa iniciativa precisará de um “aumento significativo no financiamento” para atingir suas metas.

O mecanismo já recebeu US$ 2,7 bilhões, mas segundo a autoridade isso é menos de 10% do que será necessário. O diretor-geral da OMS lembrou também que há várias pesquisas de medicamentos em andamento e disse que a dexametasona foi o único até agora a se mostrar eficaz contra a doença nesses testes, neste caso para pacientes mais graves.

Pausa em vacina da AstraZeneca é “lição” e “alerta” para o mundo

A (OMS) também aponta que a pausa nas pesquisas realizadas pela AstraZeneca em relação a uma vacina contra a Covid-19 deve servir de “lição” e de um “despertar” para o mundo sobre as expectativas de solução rápida para a pandemia.

Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS, indicou que a suspensão é um “procedimento normal” e reflete uma “boa prática” por parte da empresa.”Nem sempre é tão rápido”, disse a representante da OMS, numa referência ao processo de desenvolvimento de vacinas. Para ela, isso não deve ser um motivo para desencorajar a pesquisa. Mas é cautelosa sobre como o trabalho da empresa será retomada. “Esperamos que (os testes) voltem. Mas vai depender de muitos fatores”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo