Geral

Gestantes de Castanheiras são beneficiadas com enxovais do programa estadual Mamãe Cheguei

O Programa “Mamãe Cheguei” é um dos programas desenvolvidos pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), e tem proporcionado um acalento para os bebês nos seus primeiros dias de vida. Destinado para as mães inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), em situação de vulnerabilidade social e econômica, tem como objetivo motivar as mamães a participarem das consultas do pré-natal, valorizando as ações da assistência, parto e nascimento, contribuindo para a diminuição da mortalidade materna e neonatal. As mamães ainda ganham um kit completo de enxoval.

Em Rondônia nesta primeira fase serão entregues ao todo 1.550 kits de enxovais. Nessa semana, cinco gestantes do município de Castanheiras, foram beneficiadas com o kit do Programa Mamãe Cheguei.

Cada kit é composto por um travesseiro, um jogo de lençol com três peças, dez fraldas de tecido, três jogos de pagãozinhos, um macacão longo sem pé, um macacão curto, três conjuntos de camisetas sem manga e mijãozinhos, quatro pares de meia, um cueiro, uma toalha de banho com capuz, uma bolsa maternidade, três camisetas sem manga, um sabonete para bebê em barra, três sapatinhos, duas fitas adesivas, duas calças plásticas nº 3, duas calças plásticas nº 2, 50 fraldas descartáveis e uma banheira.

O secretário-executivo do Governo de Rondônia na Regional de Rolim de Moura, Adeilso da Silva destaca que o projeto desenvolvido pela Seas, sob o comando da primeira-dama e secretária estadual de Assistência Social, Luana Rocha, em parceria com as secretarias municipais de assistência social, vem demonstrando a preocupação do poder público com as crianças desde o primeiro dia de gestação.

“São ações coordenadas e planejadas que proporcionaram um futuro melhor para essas crianças e mamães, são cuidados especiais, durante o pré-natal e pós-parto. Parabéns a todos os envolvidos no programa Mamãe Cheguei”, disse Adeilso.

A gerente regional da Seas, Fabiana Renata, pontua a importância das futuras mamães procurarem o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para realizarem o cadastro. “A gestante precisa procurar o Cras do seu município e realizar o cadastro. Somente receberá o kit quem estiver previamente cadastrada e for beneficiária do CadÚnico”, finalizou.

CRITÉRIOS DE PRIORIZAÇÃO PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA

a) Gestantes acompanhadas pelo Programa Federal Criança Feliz;

b) Gestantes que possuam menor renda per capita familiar;

c) Gestantes que possuam maior número de filhos;

d) Gestantes com histórico de situação de violência doméstica e familiar;

e) Gestante que possua em seu núcleo familiar pessoas com deficiência e/ou idosos,

f) Incapazes de prover o seu próprio sustento.

CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA

a) Realizar o pré-natal através do Sistema Único de Saúde (SUS);

b) Estar com caderneta da gestante devidamente atualizada – Cartão da gestante;

c) Ser acompanhada pela equipe de referência do Cras, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) ou Serviço de Convivência e Fortalecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo