Geral

Governo regulamenta Plano Anual de Contratações para otimizar gastos públicos

Nova ferramenta vai auxiliar no planejamento e execução do dispêndio de recurso público de forma eficiente, eficaz e transparente

-->

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) institui o Plano Anual de Contratações (PAC) com objetivo de otimizar os gastos públicos. O plano vai proporcionar uma visão geral das necessidades de aquisições e contratações no âmbito da Secretaria. A nova ferramenta vai auxiliar no planejamento e execução do dispêndio de recurso público de forma eficiente, eficaz e transparente.

Em fase de elaboração, o Plano Anual de Contratações (PAC) vai aprimorar os gastos públicos, prevê a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) do Governo de Rondônia.

Segundo informou o diretor executivo da Sepog, Leandro de Souza, esse plano oferece a visão geral das necessidades de aquisições e contratações no âmbito da secretaria.

“A nova ferramenta vai auxiliar no planejamento e execução do dispêndio de recurso público de forma eficiente, eficaz e transparente”, ele disse.

Conforme explica Souza, o planejamento de compras ocasiona ganhos de escala e, consequentemente, benefícios à sociedade. Afinal, toda aquisição ou contratação na administração pública é custeada com o dinheiro do contribuinte.

Segundo o diretor, cinco servidores foram escolhidos para elaborar estudos e apresentar o documento à gestora da pasta, Beatriz Basílio Mendes. São eles: Pascalini Carvalho Chagas, Sílvia Cacilda de Assis, Helen Cristian Daniel Pereira, Nickson Neres de Moura e Bernadete Araújo da Silva, todos eles com a missão de elaborar o documento no prazo de 60 dias.

Para o especialista em políticas públicas e gestão governamental, Nickson Neres de Moura, o resultado do projeto tende a ser inovador para a sociedade rondoniense. “O trabalho começou dia 8 de fevereiro deste ano, com a instituição da Portaria nº 10, e terminou no dia 1º de junho, com a última versão da minuta; esse trabalho de equipe vai modernizar a gestão e dar mais transparência ao governo,” acrescentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo