Geral

INDETERMINADO: É verdade que o “pum” pode transmitir o coronavírus?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs no final de abril de 2020 e, de acordo com o texto amplamente compartilhado nas redes sociais, um médico teria afirmado que os cientistas teriam descoberto que o vírus causador da COVID-19 pode se espalhar através da flatulência!
O médico teria pedido cuidado ao soltar um “pumzinho”, pois o coronavírus poderia se espalhar dessa forma e contaminar outras pessoas, mas será que isso é verdade mesmo?
Verdade ou mentira?
Durante um podcast chamado Coronacast, publicado em inglês no dia 17 de abril de 2020, o australiano Dr. Normal Swan disse, realmente, que as pessoas contaminadas com o coronavírus devem evitar peidar perto umas das outras para, dessa forma, impedir a propagação do coronavírus.
O doutor Swan disse em tom de brincadeira que devemos evitar soltar aquele pumzinho com o bumbum descoberto, visto que havia sido descoberto recentemente que pessoas infectadas com o coronavírus podem transmitir o vírus através de suas fezes.
No entanto, o médico explicou que já usamos uma máscara “que cobre nossos peidos o tempo todo”, pois usamos calças, shorts, vestidos, roupas íntimas e outras roupas na maior parte do dia.
“Eu acho que o que devemos fazer em termos de distanciamento social e segurança é que… você não peida perto de outras pessoas e que não peida com o traseiro nu.”, disse o doutor Swan em um tom bem-humorado!
Perigo de transmissão por gotículas de água das fezes
Alguns estudos feitos em abril de 2020 concluíram que fechar a tampa do vaso sanitário é altamente recomendado em meio ao surto de coronavírus, pois o vírus pode se espalhar através de matéria fecal que escapa da bacia durante uma descarga.
Apesar disso, não há nenhuma comprovação (e também não há estudos sobre isso) de que o peido transmita o coronavírus!
Conclusão
Um médico australiano realmente disse em uma entrevista, em um tom descontraído, que é bom evitar de soltar um pum em época de pandemia, mas que as roupas já servem como um filtro! Apesar de não haver nenhum estudo comprovando isso, é bom evitar e praticar os bons modos que você aprendeu com a educação que lhe foi dada (ou seja, vai peidar lá longe, por favor!).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo