Geral

Manutenção da RO-133 garante o escoamento do calcário para atender a demanda de estados da região Norte

O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transporte (DER) realiza uma força tarefa que tem garantido a manutenção e trafegabilidade da RO-133, em Espigão d’Oeste. Os serviços estão sendo executados pela 11ª Residência Regional do DER.

“Esta rodovia é de extrema importância para todo o Estado de Rondônia, assim como para a região Norte, tendo em vista que boa parte do calcário utilizado pelo agronegócio é produzido pela Companhia de Mineração de Rondônia (CMR). Também existem muitos pecuaristas e agricultores que utilizam esta via para o escoamento da sua produção”, explica o residente regional do DER, Thiago Fajardo.

Com início em Espigão d’Oeste e término na CMR, a “Rodovia do Calcário” tem aproximadamente 50 quilômetros de extensão e está sob a responsabilidade da 11ª Residência do DER de Pimenta Bueno que, ao todo, é responsável por uma malha rodoviária de aproximadamente 700 quilômetros, sendo que deste total, 540 quilômetros são de estradas não pavimentadas.

Os serviços de manutenção na RO-133 consistem na limpeza de saídas de água, patrolamento, elevação do greide, cascalhamento e ainda na implantação de bueiros armcos. Além da CMR, a RO-133 garante o acesso a várias comunidades indígenas e também às comunidades de pequenos produtores rurais, como Canaã e Caladinho, que contribuem de maneira significativa para geração de empregos e renda.

COMPANHIA DE MINERAÇÃO

Administrada pelo Governo de Rondônia, a Companhia de Mineração é responsável pelo fornecimento de calcário para todo o Estado e também para os estados do Acre e Amazonas. O calcário é bastante utilizado para a correção da acidez do solo, sendo indispensável para o agronegócio, tanto para a agricultura como para a pecuária. Nos últimos 11 anos, a média anual de produção na CMR girava em torno de 40 mil toneladas de calcário. Neste ano, essa produção já superou mais de 150 mil toneladas e a expectativa é alcançar 200 mil toneladas.

Os serviços de manutenção na RO-133 consistem na limpeza de saídas de água, patrolamento, elevação do greide, cascalhamento e ainda na implantação de bueiros armcos

“Hoje estamos preparados para, no próximo ano, atender a demanda máxima da usina Félix Fleury, que é de 400 mil toneladas. A CMR administra hoje a maior jazida de calcário de toda a região Norte do Brasil e, de acordo com estudos, temos uma jazida que nos fornecerá calcário por mais 280 anos”, destaca Euclides Nocko, presidente da Companhia de Mineração de Rondônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo