Geral

Palestra sobre efeitos e riscos das drogas entre jovens alcança duas mil visualizações em live da Seduc

Um dos destaques mencionados na palestra pelo juiz foi em relação ao comportamento indicativo do uso de droga

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod) trouxe um assunto de relevância para o público jovem: do uso do álcool às drogas sintéticas, efeitos e riscos do consumo, através de uma live transmitida na manhã desta quarta-feira (23), pelo canal da Medicação Tecnológica e ministrada pelo juiz de Direito da Comarca de Porto Velho, Flávio Henrique de Melo.

A palestra foi mediada pela professora Edna Carla Neves do Amaral Batista e contou com a participação de estudantes e a sociedade em geral de diferentes municípios do Estado, a exemplo de Rolim de Moura, Ji-Paraná, Espigão Do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Cacoal, Mirante da Serra, Pimenta Bueno, entre outros. A live obteve resultados positivos, uma vez que chegou ao alcance de mais de duas mil visualizações pelo canal da Mediação Tecnológica.

A ação faz parte da programação alusiva à Semana Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, com o propósito de conscientizar estudantes, familiares e comunidade em geral sobre a prevenção do uso indevido de drogas. A live também abrangeu o uso e o tráfico, além da vulnerabilidade da adolescência e suas consequências quanto ao consumo, efeitos de curto e longo prazo, riscos e consequências para a saúde física e mental dos adolescentes.

A articulação e mobilização com os municípios e escolas de Rondônia vêm ao encontro das diretrizes da Lei Estadual nº 2.148 de 03 de setembro de 2009 que institui o Dia Estadual de Conscientização e Combate às Drogas na Escola e ao Decreto Estadual nº 17.361 de 05 de dezembro de 2012, que instituiu a criação do Comitê Permanente de Observação e Orientação aos Projetos de Prevenção às Drogas nas Escolas para desenvolverem atividades voltadas ao tema.

A chefe do Núcleo de Saúde Escolar da Seduc, Vitória Régia Mustafá, explicou que o Governo de Rondônia está intensificando ações de enfrentamento ao uso indevido de drogas e para isso, elaborou a programação da Semana de Prevenção às Drogas, iniciado no último dia 21. Dentro das ações planejadas pelo Conselho, cada dia há uma atividade diferenciada, a exemplo da live ocorrida nesta quarta-feira. Essa temática já é desenvolvida pelas escolas do Estado e a programação da semana nacional vem para fortalecer essa conscientização e ações de prevenção.

“As drogas continuam sendo um problema que atinge toda a sociedade e não podemos ignorar a vulnerabilidade da juventude em relação a isso. A Seduc procura tratar essa temática com seriedade, buscando transmitir esclarecimentos para que a comunidade escolar possa ter acesso a essas informações no intuito de tentar diminuir os índices alarmantes de problemas relacionados às drogas. A Seduc parabeniza e apoia a iniciativa do Conselho de Políticas Públicas Sobre Drogas pela realização dessa programação, visando melhorar esse cenário, ainda muito preocupante e presente na sociedade”, enfatizou Vitória.

TRABALHO SOCIAL

Para o ministrante, juiz Flávio Henrique de Melo, o propósito maior da palestra é trazer algumas reflexões e despertamento para a sociedade. “Não há mais como combater às drogas sem fazer um trabalho social junto à família, de conscientização quanto ao assunto e com isso, formamos multiplicadores do bem”, declarou.

Um dos destaques mencionados na palestra pelo juiz foi em relação ao comportamento indicativo do uso de drogas. Foram descritas algumas características desse comportamento que demonstram a necessidade de atenção especial por parte dos pais e educadores, como, por exemplo, a queda do rendimento escolar, irritabilidade em excesso que pode estar ligado à abstinência, oscilações de humor, mudanças de hábitos alimentares, insônias, amizades suspeitas.

PROGRAMAÇÃO

A programação da Semana Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas encerra no próximo sábado (26), às 16h, no espaço alternativo de Porto Velho, com palestra e oficina de atendimento médico, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e estudantes. Também haverá caminhada em prol da campanha, entrega de brindes, sorteios e o adesivaço.

A ação também conta com outros parceiros como: Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Tribunal de Justiça (TJ-RO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Federal (PF), Polícia Militar (PM) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo