Geral

Plataforma faz previsões de quando o coronavírus chegará ao fim

Um grupo de pesquisadores da universidade de Tecnologia e Design de Singapura, publicou a plataforma ” When Will Covid-19 End? ” (“Quando a Covid-19 vai acabar”, em português), que reúne gráficos e dados com expectativas sobre o fim ou abrandamento da pandemia em cada país. De acordo com o próprio site, as estimativas são atualizadas diariamente e consideram o contexto de cada localidade, podendo sofrer variações de acordo com mudanças de cenários.

De acordo com o site, o mundo inteiro pode se considerar livre do novo coronavírus no dia 2 de dezembro de 2020, mas 97% dos países poderão recuperar o cotidiano já no dia 30 de maio. Já no Brasil , a expectativa é de um abrandamnto da pandemia por volta do dia 6 de junho, com a saúde completamente recuperada no dia 6 de setembro deste ano.

O gráfico, que considera uma relação entre o número de novos casos por dia, notificações de óbitos e o comportamento da curva de contágio de cada país, aponta que estamos vivendo o pico da doença. Apesar disso, o próprio gráfico indica os números reais – com cerca de 5 mil mortos em apenas um dia – como mais graves do que a previsão feita inicialmente. Apesar disso, a expectativa brasileira é mais otimista do que a previsão para os Estados Unidos, que considera uma expectativa livre do Covid-19 apenas no dia 13 de setembro para o país.

Apesar de utilizar múltiplos dados, a plataforma reforça que o conteúdo do website tem como único objetivo uma proposta educacional e, assim como a maioria dos gráficos que dependem de dados complexos e mutáveis, é passível de erros ou imprecisões. “O excesso de otimismo sobre algumas previsões pode ser perigoso por incentivar a falta de disciplina e cuidados”, alerta o site, que também pede que as regras de cada país sejam seguidas conforme orientação de seus líderes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo