Geral

Prefeito de uma das cidades mais castigadas pela Covid-19 em Rondônia dá show de esforço, dedicação e bom humor em Vilhena

Nesta semana, com o governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL), desembarcando em Vilhena para entregar respiradores mecânicos destinados a hospitais de três cidades, uma figura chamava a atenção na cerimônia: o grandalhão usando máscara preta parecia um agricultor. E era mesmo… mas era também o prefeito de São Miguel do Guaporé, um dos municípios mais atingidos pela pandemia de Coronavírus no Estado.

-->

O agricultor em questão, Cornélio Duarte (MDB), de 55 anos, só foi reconhecido durante o evento quando o próprio governador e o deputado Luizinho Goebel (PV) se dirigiram a ele com certa reverência. Afinal, o homem havia dirigido 380 km para receber os equipamentos, que foram instalados e já estão em funcionamento na cidade de 24 mil habitantes.

Convidado a discursar, o mandatário deu seu recado, com um show de empatia e simplicidade, ao falar da situação dramática em São Miguel, que hoje tem 617 casos confirmados de Covid-19. Desse total, 331 pacientes foram curados e outros 280 estão ativos, recebendo acompanhamento.

Em conversa com o site, Cornélio explicou o motivo de a pandemia explodir em sua cidade: exames feitos antes do vírus estar incubado levaram os primeiros pacientes a acreditarem que não haviam sido infectados.

O frigorífico instalado na cidade, que gera 900 empregos diretos, também registrou vários casos e foi uma espécie de epicentro do surto que, hoje, conforme garante o líder emedebista, está sob controle. “Ficamos 14 dias em Lock Down e reabrimos com cuidado há uma semana”, revelou Duarte.

VÍRUS RONDANDO
Em seu discurso, além de agradecer o governador pelos respiradores, o prefeito contou que, dos 06 mortos pelo Coronavírus na cidade que administra, cinco eram seus amigos próximos. Um deles, ironicamente, era um vizinho, que não acreditava que a doença fosse tão séria. Cornélio lembrou ainda da servidora da prefeitura que precisou ser transferida para Porto Velho, passou vários dias na UTI e recebeu alta ontem.

COLHEU FUMO
Sul matogrossense que mora em São Miguel há quase 40 anos, o líder político conseguiu conciliar as atividades de madeireiro e agricultor com a política, na qual ingressou como vereador. Também foi vice, antes de se eleger titular do cargo que agora ocupa.

Ao relembrar a perda de 50 alqueires de arroz que havia plantado, sete anos atrás, o prefeito roceiro atribuiu o prejuízo a uma grande seca que atingiu a lavoura. E brincou, finalizando: “sou o único agricultor do mundo que já plantou arroz e colheu fumo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo