Geral

RECICOOP receberá recurso do BASA para implantação do primeiro ecoponto em Rolim de Moura

A RECICOOP – Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rolim de Moura inicia o ano de 2021 com boas notícias, após ter o projeto “Educação Ambiental: coleta seletiva e destinação de resíduos sólidos” aprovado para captação de patrocínio do Banco da Amazônia (Basa).
A meta deste projeto é a implantação do primeiro ecoponto em Rolim de Moura, para ampliar a coleta seletiva dos resíduos sólidos, promovendo a preservação do meio ambiente e uma economia solidária aos catadores.
O projeto faz parte do programa Recicla Rolim, que atuará em três frentes distintas: educação ambiental, coleta seletiva e geração de trabalho e renda, tem como parceiros a secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Turismo (SEMMADU) de Rolim de Moura, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), SEBRAE e o Coletivo Pluriversos, todos envolvidos na apresentação do projeto, bem como em sua execução no decorrer de 2021.

-->
Modelo do Ecoponto – Imagem ilustrativa

Para a implantação do Recicla Rolim a Recicoop também contou com apoio da COOCAMARJI – Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná que já implantou o programa com sucesso em Ji-Paraná, cidade vizinha a nosso município.
A presidente da Recicoop, Lucineide Santos, destaca que o projeto vai dar visibilidade para cooperativa. “A população ficará curiosa em saber o que realmente é um Ecoponto, e com isso vamos atrair as pessoas para terem um lugar exclusivo e apropriado para depositarem seus materiais recicláveis. O projeto tem como principal objetivo aumentar a coleta, beneficiando o meio ambiente e ainda aumentando a renda dos trabalhadores da cooperativa. Em nome dos colaboradores da Recicoop, quero agradecer o governador, Coronel Marcos Rocha, vice-governador José Jodan, toda a equipe da Sepog, Semmadu, Sedam, Sebrae e todos os envolvidos no projeto”, enfatizou.

A presidente da Recicoop, Lucineide Santos

O valor do patrocínio é de R$ 26.020,00(vinte e seis mil, e vinte reais) que serão utilizados na implantação de um ecoponto de coleta seletiva, bem como pagamento para coordenação e monitores do projeto, que terá outras etapas: atividades de conscientização, prioritariamente aos alunos da rede pública de ensino do município, empresários, industriários e comunidade em geral, quanto a destinação correta dos resíduos sólidos.
Em breve estará no ar a plataforma www.reciclarolim.com.br , lá você poderá conhecer mais sobre a RECICOOP, o RECICLA ROLIM , o projeto aprovado e poderá ser um colaborador.
A Secretária Regional da Sepog em Rolim de Moura, Eliene Siqueira, pontua que o projeto contou com apoio técnico da equipe, que está sempre pronta para ajudar as entidades que precisam de projetos para capitanear recursos, municipais, estaduais ou federais. “Essa é uma determinação do nosso governador, Coronel Marcos Rocha e do vice-governador José Jodan, para que possamos dar apoio técnico as entidades de toda a região da zona da mata. É gratificante vermos o resultado positivo de uma ação que trará benefícios para a sociedade”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo