Geral

Rolim de Moura – Reservatórios de água recebem manutenções por equipe de mergulhadores

Nesta semana o reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Águas de Rolim de Moura recebeu vistorias e manutenções com auxílio de uma equipe de mergulhadores especializados. A iniciativa faz parte de um conjunto de obras e melhorias nos sistemas programados pela concessionária que busca fortalecer ainda mais a segurança operacional do abastecimento.

-->

Sem impactar a produção e com a distribuição de água ocorrendo normalmente no município, uma equipe de mergulhadores realizaram mapeamento estrutural nas paredes e limpezas dos reservatórios. A manutenção é semelhante à limpeza de piscina, com a aspiração do material sedimentado, porém no lugar da haste, é o mergulhador quem guia o equipamento garantindo a efetividade da ação.

Evitando qualquer tipo de contaminação, o especialista usa uma vestimenta impermeável, hermeticamente fechada sobre um macacão térmico de neoprene. Na cabeça, uma máscara full face, espécie de capacete integralmente vedado, completa a proteção. Nele estão acopladas uma câmera de vídeo, lanterna e microfone. Essa estrutura se comunica com a superfície através de um duto que assegura a livre respiração e permite resistir à pressão da água. O trabalho é acompanhado por um mergulhador supervisor, que de fora do reservatório monitora o serviço e assiste em tempo real ao que está acontecendo embaixo d’água.

Com este procedimento os dois reservatórios que somados possuem a capacidade total de armazenar mais de 1 milhão de litros de água foram higienizados em apenas um dia.

Rafael Klumpp, diretor-executivo da Águas de Rolim de Moura, explica que a empresa tem trabalhado para promover a melhoria contínua na prestação dos serviços. “O trabalho de manutenção preventiva dos reservatórios é essencial para garantir maior segurança em nossas operações. A inovação está no DNA da companhia, por isso buscamos soluções que são altamente eficazes e não comprometem a prestação dos nossos serviços. Todo este serviço com mergulhadores especializados foi realizado sem a parada do fornecimento para a população”, comenta.

Para mais informações sobre obras e projetos realizados pela Águas de Rolim de Moura acesse www.aguasderolimdemoura.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo