Geral

Rolim: Para combater a Violência contra a mulher, Semas elabora o projeto “Hoje Recebi Flores”

A equipe psicossocial do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Rolim de Moura (RO) elaborou um projeto que visa a prevenção a violência doméstica. A secretária municipal de assistência social (Semas) Carla Schock, destacou que desde que assumiu a Semas tem implantado políticas que visam combater a violência contra a mulher.

O Projeto “Hoje Recebi Flores” com o tema ‘A paz do mundo começa em casa” prevê a realização de um ciclo de encontros desenvolvido com o propósito de discutir e comunicar informações relacionados à Lei Maria da Penha, violência, relações de gênero e demais conhecimentos promotores do combate à violência contra mulher. O objetivo do projeto é prevenir a violência contra mulher, promovendo transferência de conhecimento à comunidade e integração da equipe técnica do CRAS.

Após a Pandemia do novo coranavírus, o projeto promoverá encontros semanais nos bairros do município de Rolim de Moura e no Distrito de Nova Estrela para mulheres com idade igual ou superior a 14 anos de idade. Orientando-as sobre as formas de violências sejam elas físicas, sexuais, psicológicas e econômicas, com intuito de prevenir contra as formas de violência.

 

A Titular da Semas destacou que o projeto específico de Rolim de Moura vai integrar uma rede com ferramentas que visam o combate a violência feminina e lembrou que a mulher que sofre violência deve procurar a Delegacia da Mulher (DEAM) ou a delegacia de polícia mais próxima, para registrar a ocorrência do crime. Se achar que sua vida ou a de seus familiares está em risco, deve pedir a Medida Protetiva de Urgência. A mulher pode se dirigir ao Ministério Público também, à Vara Especializada de Violência Contra a Mulher, ou à Defensoria Pública. Destaca-se ainda a existência do Disque 190, da Polícia Militar a Central de Atendimento à Mulher – Disque 180, que tem por objetivo receber relatos de violência, prestar orientação, registrar denúncias e reclamações contra serviços e órgãos da Rede de Atenção a Mulheres em situação de violência.

Carla Schock parabenizou o trabalho realizado equipe psicossocial do Cras que desenvolveu o projeto:  Adilmara Aparecida Santos Anacleto, Erivalda Lucino de Araújo, Giovany Martins dos Santos, Vanderléia Skiezynski e Fabíula dos Santos Ávila Caetano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo