Geral

Técnicos garantem a Governador que ciclovia em Rolim de Moura receberá asfalto em poucos dias

O Governador Marcos Rocha confirmou nesta semana que os trabalhos de construção da ciclovia às margens da RO 479, em Rolim de Moura, estão em ritmo acelerado. Ainda segundo relatos do Governador, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) órgão responsável pela execução da obra, já aplicou quatro quilômetros de camada de material asfáltico. Ao todo a ciclovia possui 15 quilômetros de extensão, com três metros de largura e dois metros de acostamento. A obra foi iniciada em março deste ano após ordem do Governador durante visita a Rolim de Moura em reunião com os ciclistas.
Na primeira fase aconteceram as atividades relacionadas a topografia, limpeza de vegetação, estabelecimento de subleito, leito, além da sub-base e drenagem. Atualmente, a 5ª Regional do DER concluiu o tratamento da base, que recebeu a imprimação asfáltica realizada pela equipe da 4ª Usina de Asfalto de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).
Durante reunião com o governador Marcos Rocha, o titular do DER, Elias Rezende, explicou que a obra tem seguido suas determinações no que diz respeito aos cuidados com o meio ambiente. Segundo o chefe do DER, a emulsão asfáltica de imprimação (EAI) utilizada no serviço possui vantagens técnicas e ecológicas, pois não tem solventes em sua composição e substitui o asfalto diluído de petróleo (CM-30), reduzindo impactos negativos sobre o meio ambiente. Apontamentos do DER confirmam que estão sendo finalizadas a etapa de tratamento da base para receber as etapas da imprimação e aplicação da capa asfáltica.
O que é imprimação?
Segundo o gerente da 4ª Usina de Asfalto em CBUQ, Thiago Moreira, os trabalhos de imprimação consistem na raspagem da base, varredura e aplicação da emulsão asfáltica. “Os engenheiros e equipe do laboratório da regional do DER estão atentos e acompanhando cada etapa na execução da obra. A capa asfáltica deverá ser aplicada ainda essa semana”, garantiu.

-->

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo