Geral

Ter animais de estimação pode aliviar o estresse

Um estudo da Universidade de York e da Universidade de Lincoln, ambas do Reino Unido, indica que ter animais de estimação pode ser benéfico para a saúde mental durante o período de isolamento social. Os achados foram divulgados na publicação científica PLOS ONE

-->

A pesquisa contou com a participação de aproximadamente 6 mil pessoas no Reino Unido, das quais 90% tinham pelo menos um pet em casa. Os companheiros mais comuns foram os cachorros e gatos, seguidos por outros pequenos mamíferos e peixes.

Mais de 90% dos entrevistados disseram que seus animais de estimação os ajudaram a lidar emocionalmente com o lockdown que ocorreu no Reino Unido entre março e junho e 2020, e 96% disseram que seus pets os incentivaram a ser ativos e manter-se em forma durante esse período.

No entanto, 68% dos respondentes que têm animais em casa também confessaram ter uma preocupação maior com seus bichinhos durante o período de isolamento social devido a restrições no acesso a cuidados veterinários, por exemplo, ou porque não sabiam quem cuidaria de seu animal de estimação caso adoecessem.

De acordo com a autora principal do estudo, Dra. Elena Ratschen, do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de York, os resultados demonstram possíveis ligações entre a saúde mental das pessoas e os vínculos emocionais que elas formam com seus animais de estimação. Em comunicado, ela adicionou: “A força do vínculo emocional com animais de estimação não teve diferenças estatísticas por espécie animal. O que significa que, em média, as pessoas em nossa amostra se sentiam tão emocionalmente próximas de seus porquinhos da índia quanto se sentiam próximas de seus cachorros”.

A pesquisadora ainda observou que, embora o estudo tenha mostrado que ter um animal de estimação possa atenuar alguns dos efeitos psicológicos prejudiciais do lockdown, a descoberta provavelmente não terá relevância clínica. “E nem justifica qualquer sugestão de que as pessoas devem adquirir animais de estimação para protegerem sua saúde mental durante a pandemia”, acrescentou.

O coautor Daniel Mills, da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Lincoln, também analisou: “Este trabalho é particularmente importante no momento atual, pois indica como ter um animal de estimação em sua casa pode amortecer parte do estresse psicológico associado ao lockdown. No entanto, é importante que todos valorizem as necessidades de seus animais de estimação também, pois nosso outro trabalho mostra que deixar de atendê-las pode ter um efeito prejudicial para as pessoas e seus animais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo