Geral

Triste imagem retrata nivel baixo do Rio Machado, a menor registrada nos últimos 43 anos

O rio Machado registrou o menor nível dos últimos 43 anos com registro de 6.05 metros. A informação foi confirmada na quinta-feira (17) pela Agência Nacional de Águas (ANA). Em 1998, o volume da água chegou a 6.08 metros, até então a pior marca registrada. Na segunda-feira (14), o rio alcançou a marca dos 6 metros.

O Machado nasce na Chapada dos Parecis, em Vilhena (RO), e percorre um trecho de mais de 300 quilômetros até desaguar no rio Maderia, em Porto Velho, próximo da divisa com o Amazonas.

Os reflexos da estiagem castigam principalmente o setor pesqueiro. A queda na produção, em comparação com o mesmo período do ano passado, é de 30%. O motivo maior é a dificuldade de navegação.

Caso o nível do Machado e o afluente rio Urupá baixe mais um metro, o abastecimento de água em Ji-Paraná entra em alerta. O rio é responsável por 100% do abastecimento da cidade.

De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos, a baixa ainda não está comprometendo o abastecimento de água. Se necessário, um estudo será feito nos próximos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo