Geral

Vídeo mostra gigante baleia amamentando seu enorme filhote

Da mesma forma que a terra e o ar, o oceano também esconde coisas incríveis. Ainda existem lugares onde o homem nunca conseguiu chegar. As profundezas do oceano podem guardar segredos assustadores, mas sem dúvida, também escondem paisagens e animais impressionantes. A vida marinha é incrível e falar disso, sem citar a exuberante Baleia Jubarte, é algo impossível. Também conhecida como baleia-corcunda ou baleia-cantora, o mamífero está presente na maioria dos oceanos.

-->

Essa é uma das maiores espécies de baleias e os adultos podem medir entre 12 e 16 metros. Seu peso varia de 35 a 40 toneladas, em média. Os machos dessa espécie são alguns metros menores que as fêmeas que, em alguns casos, podem medir até 17 metros. Elas ainda sofrem com ameaças desde quando foram quase extintas em 1966. Na época, a caça industrial acabou com 90% delas.

PUBLICIDADE
Por causa disso, registros desses animais ainda são raros. Os biólogos conseguiram captar em vídeo raros momentos das baleias-jubarte na costa do Havaí. O objetivo da pesquisa era ver como é a relação delas com seus filhotes.

Para fazerem essas gravações, eles usaram duas maneiras. Uma usando etiquetas não invasivas, que eram equipadas com câmeras, e acelerômetro colocadas nas costas dos sete filhotes. E a outra foi feita com drone. A recuperação das câmeras aconteceu com o acompanhamento de satélites.

Os pesquisadores conseguiram, além das fotos maravilhosas, medir a velocidade de nado das baleias e determinar os padrões de movimento e respiração. E também conseguiram registrar a saúde corporal delas através dos seus tamanhos e aparências. Ao todo foram estudadas 120 baleias.

Vídeos

A migração para Maui, na Havaí, acontece durante os meses de inverno, no hemisfério norte. E anualmente, mais de 10 mil baleias fazem essa migração em busca das águas mais rasas e quentes do Havaí.

Os cientistas do Programa de Pesquisa em Mamíferos Marinhos da Universidade do Havaí conseguiram fazer essas imagens em fevereiro desse ano. Eles as fizeram em colaboração com o Goldbogen Lab da Universidade de Stanford e o Friedlander Lab da Universidade da Califórnia em Santa Cruz.

“Podemos realmente ver o que esses animais estão vendo, encontrando e experimentando. São imagens raras e únicas, o que nos permite quantificar esses eventos de amamentação que são tão importantes”, disse Lars Bejder, diretor do Programa de Pesquisa em Mamíferos Marinhos.

Baleias
As baleias jubarte podem ser encontradas no mundo todo. E algumas das suas populações viajam até oito mil quilômetros em ambientes tropicais. Elas se reproduzem nessas águas mais quentes e se alimentam nos ambientes mais frios. Por causa desse comportamento, é difícil saber ao certo o número todo da população existente.

Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional americana (NOAA), das 14 populações que são conhecidas, 12 tem mais de dois mil animais cada. E algumas delas podem ter até vinte mil baleias, como é o caso das da Austrália.

Esse número é bem expressivo considerando que essas baleias já estiveram perto da extinção. Mas existem também populações com poucos indivíduos, como a do mar da Arábia que tem apenas 80 baleias.

O que coloca as jubartes em ameaça são vários fatores como, a diminuição de comida no mar por causa das mudanças climáticas e pesca industrial, a caça, a possibilidade de ficarem presas em redes e armadilhas e colisões com barcos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo