Geral

País quer confinar pessoas não vacinadas contra a covid

O chanceler austríaco Alexander Schallenberg anunciou nesta sexta-feira (12) que espera obter no domingo a aprovação do Parlamento para o confinamento de todos os cidadãos que não tomaram a vacina contra a Covid-19, no momento em que o país registra um aumento dos contágios.

“O objetivo é claro: no domingo queremos a aprovação de um confinamento nacional para os não vacinados”, declarou Schallenberg, sem revelar quando a medida entraria em vigor.

Os estados da Alta Áustria e Salzburgo, que registram os piores números de contágios, começaram a aplicar confinamentos na segunda-feira passada. Para que a medida seja aplicada a nível nacional, a norma deve ser aprovada pelo Parlamento e pelas autoridades dos governos regionais durante o fim de semana.

O ministro da Saúde, Wolfgang Mueckstein, anunciou também nesta sexta-feira que decretará a vacinação obrigatória para os profissionais da área da saúde. Quase 64% dos austríacos estão completamente vacinadas, um percentual levemente inferior à média da União Europeia (67%). Schallenberg considerou a taxa de vacinação de “lamentavelmente baixa”.

A Áustria, país de 9,8 milhões de habitantes, registrou mais de 11.640 mortes por Covid desde o início da pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo