Geral

TRISTE: Criança de 1 ano morre após realizar teste de Covid-19

Um menino de 1 ano e meio morreu na Arábia Saudita depois que a haste do teste para covid-19 quebrou dentro do seu nariz. O garoto deu entrada no hospital com febre e, segundo a família, não tinha nenhuma doença pré-existente. O caso, que aconteceu em julho, está sendo investigado.

-->

Segundo a imprensa local, o garoto chegou a passar por um procedimento para a retirada do objeto, e deixou a cirurgia em estado estável. No dia seguinte, porém, ele perdeu a consciência e começou a apresentar dificuldades para respirar. Uma radiografia teria mostrado um bloqueio das vias aéreas em um dos pulmões. Ele morreu antes de conseguir ser transferido, segundo relato do tio ao Al Arabiya.

Segundo o que explicou a CRESCER o otorrinolaringologista Raimar Weber, do centro de Obstrução Nasal, Ronco e Apneia do Hospital Infantil Sabará (SP), hastes feitas de madeira, como as usadas em algumas localidades, têm mais chances de quebrar durante o seu uso do que as de plástico, flexíveis. Ainda segundo o especialista, embora não se saiba exatamente o que ocorreu no caso do garoto da Arábia Saudita, acredita-se que o incidente tenha ocorrido por uma movimentação brusca feita pela criança durante o exame.

Mas, então, como evitar que isso aconteça? “A adequada imobilização da criança, associada à realização de coleta por profissionais devidamente treinados, é a melhor maneira de prevenir lesões durante a coleta do exame. Os pais não devem ter receio em imobilizar adequadamente a criança, para o bem dela.  Se duas pessoas puderem auxiliar nesse processo – uma segurando a criança e abraçando-a no colo, e a outra imobilizando a cabeça – será o melhor cenário”, explica o médico.

Weber alerta que qualquer corpo estranho deve ser removido do nariz, sempre em procedimentos realizado por um especialista otorrinolaringologista. “Mesmo que os objetos não tenham provocado lesões (machucados) da mucosa de dentro do nariz, quando ficam lá geram uma reação inflamatória ao organismo cujas células de defesa irão tentar “expulsá-lo”. Os sintomas mais frequentes serão entupimento, secreção e mau-cheiro no nariz”, diz.

Caso seu filho coloque algum objeto no nariz, especialistas explicam que a regra número 1 é nunca tentar tirá-lo em casa e levar a criança imediatamente ao pronto-socorro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo