Dez pessoas perderam a conexão e escaparam do voo da morte; avião caiu quase 4 mil metros em 1 minuto
Aeronave caiu no início da tarde desta sexta-feira, 9, no interior de São Paulo, com 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo
A principal suspeita sobre o que levou o avião da Voepass (antiga Passaredo), que fazia a rota Cascavel (PR) – Guarulhos (SP), a cair foi a formação de gelo na região da rota operada pelo avião durante o voo. A aeronave caiu na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo. Todas as 62 pessoas a bordo morreram.
O avião que caiu era um ATR 72-500. O modelo tem um histórico de desafios em relação à aderência de gelo severo, como o que pode ter acontecido nesta quinta-feira.
Alguns aviadores, sob a condição de anonimato, afirmam que o piloto da aeronave que sofreu o acidente, inclusive, pediu ao controle de voo para descer de altitude por causa do gelo. Ainda não está claro se ele conseguiu descer antes de perder o controle do avião.
O gelo que se forma no céu se acumula na asa e tira a sustentação da aeronave, ou entope os tubos de Pitot que levam referência de velocidade para os instrumentos. Esse, por exemplo, foi o principal fator contribuinte para o acidente com um modelo Airbus A330 da Air France que caiu perto de Fernando de Noronha.
O avião que caiu nesta sexta foi fabricado em 2010 e estava em situação regular junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que segue a investigação sobre as causas do acidente.
A Defesa Civil-SP informou que algumas casas na região foram atingidas e, logo em seguida, a aeronave explodiu.
Avião caiu quase 4 mil metros em 1 minuto, depois de fazer curva brusca
A aeronave com 62 pessoa a bordo que caiu em Vinhedo (SP) nesta sexta-feira (9) fez uma curva brusca nos momentos finais do voo e caiu aproximadamente 4 mil metros em cerca de 1 minuto, segundo informações da plataforma de monitoramento de aeronaves Flightradar.
O avião, que pertence à companhia Passaredo, saiu de Cascavel (PR) às 11h56 e deveria pousar no Aeroporto de Guarulhos (SP) às 13h50.
Segundo a plataforma, o avião subiu até atingir 5 mil metros de altitude às 12h23, e seguiu nessa altura até as 13h21, quando começou a perder altitude.
Nesse momento, a aeronave fez uma curva busca.
Às 13h22 – um minuto depois do horário do último registro – a altitude estava em 1.250 metros, uma queda de aproximadamente 4 mil metros.
Fonte: R7, com texto de Luiz Monteiro Farah e reportagem do R7 São Paulo