Geral

Cabixi: Agricultor e neta de 08 anos capturam grande jiboia que comia galinhas em sítio

Ambientalista deu orientações e animal foi devolvido à natureza

Dono de uma lanchonete na cidade, mas também de um pequeno sítio no Setor Ribeiralta, a cerca de 08 km da área urbana de Cabixi, o comerciante/agricultor Júlio Oliveira Santos viralizou ao capturar uma grande jiboia que estava comendo galinhas em sua propriedade.

-->

Os vídeos que mostram tanto a captura quanto a soltura da serpente foram feitos ontem. A orientação para a ação foi dada pelo servidor público, José Ribeiro da Silva, o “Zé Ambientalista”, espécie de consultor geral para assuntos envolvendo a fauna silvestre em Cabixi.

Zé, aliás, publicou as imagens e, ao dar detalhes do caso, elogiou a honestidade e a consciência ambiental de Júlio, que tem 58 anos, 40 deles morando na região: “ele queria se livrar da jiboia, que estava causando prejuízos, mas não desejava matá-la. Seguiu direitinho as recomendações e devolveu o animal à natureza”.

Chama a atenção na gravação a participação da neta do sitiante, a pequena Brenda, de apenas 08 anos. Ela vai do fascínio ao medo, disparando frases engraçadas ao narrar as cenas, e aumentando o tamanho da cobra, à qual chama de sucuri, espécie muito maior.

Apesar de não ter peçonha (veneno) a jiboia pode machucar crianças, caso se enrosque nelas. Além disso, sua mordida pode provocar sérias infecções no corpo da vítima, por causa da grande quantidade de bactérias que tem na boca.

Aliás, o vídeo mostra o tamanho da boca do ofídio, quando ele dá um bote e fica com os dentes presos na tela da gaiola de prender frangos que o agricultor usou para coloca-la e transportar até o local da soltura.

Fonte e vídeo: Folha do Sul

Botão Voltar ao topo