Geral

Cooperação técnica entre Idaron, Ceptis e Aprossul reforça programa de fiscalização de sementes em Rondônia

Objetivo da iniciativa é a conjugação de esforços para cooperação técnica e troca de conhecimentos, com capacitação e treinamentos.

Tendo como objetivo a conjugação de esforços para cooperação técnica e troca de conhecimentos sobre o Programa Semente Legal, para fortalecimento do programa de fiscalização de sementes em Rondônia, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) firmou parceria com a Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Mato Grosso do Sul (Aprossul) e com a empresa Ceptis.

-->

A iniciativa visa reforçar o trabalho já realizado pela Idaron para assegurar a identidade e a qualidade das sementes que são comercializadas em Rondônia, a fim de minimizar prejuízos ao produtor rural.

Sobre o acordo de cooperação técnica, o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, explica que a medida contribui para o aprimoramento das atividades desenvolvidas pela Gerência de Defesa Vegetal da Idaron, visto que a Aprossul e a Ceptis atuam com o programa ‘Semente Legal’, voltado para soluções tecnológicas de segurança e rastreabilidade segura e combate à pirataria de sementes.

O ponto mais importante é a troca de conhecimentos para capacitação e treinamento, online ou presencial, de todos os fiscais da Agência Idaron sobre o programa Semente Legal. “Vale destacar que o acordo de cooperação não envolve compromisso financeiro e não contempla, de nenhuma forma ou espécie, a transferência, cessão ou repasse de recursos financeiros entre as partes”, destaca Julio Peres. “A união entre Estado e iniciativa privada oferecerá ao produtor rural um mecanismo mais eficiente para controle da qualidade da semente”, finaliza.

Coleta de amostras de sementes de pastagem, em casa agropecuária, para análise laboratorial. – Foto: Idarom/RO

Fonte: Idaron/RO

Botão Voltar ao topo