Nova Brasilândia: Pesquisas em período eleitoral sem registro podem acarretar multa de até 106 mil reais, entenda!
Em Nova Brasilândia D’Oeste, um grave crime eleitoral tem ganhado destaque nos últimos dias. Diversos grupos de redes sociais têm sido palco para a divulgação de pesquisas eleitorais sem o devido registro na Justiça Eleitoral, uma prática proibida e passível de severas penalidades.
Conforme estabelecido pela legislação eleitoral, qualquer pesquisa de intenção de voto deve ser registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) antes de sua divulgação. O descumprimento dessa norma configura crime eleitoral, com a multas pesadas e outras sanções legais.
A situação tem se agravado com a participação ativa de apoiadores que, ao compartilhar essas pesquisas não registradas, contribuem para a desinformação e influenciam de maneira irregular o processo eleitoral. Não só os responsáveis pela divulgação inicial, mas também aqueles que compartilham essas pesquisas, serão responsabilizados judicialmente. Além disso, os candidatos beneficiados por tais ações ilícitas também enfrentará consequências, incluindo a impugnação de suas candidaturas.
Segundo informação da autoridade eleitoral que atende a comarca de Nova Brasilândia D’Oeste já estão atentas à situação e prometem intensificar a fiscalização para coibir essa prática. A orientação é clara: antes de compartilhar qualquer pesquisa eleitoral, verifique se ela está registrada no TRE. A integridade do processo eleitoral depende da conscientização e da responsabilidade de todos os envolvidos.