Polícia

Tempestade no Madeira anuncia o retorno das chuvas

Lá, no horizonte, bem para as bandas do Amazonas, a formação nebulosa não se trata de fumaça, fenômeno criminoso presenciado ao longo das estações, mas uma típica tempestade. O evento, flagrado pela lente da Drone.PVH, traz as chuvas do nosso inverno amazônico. “Será que teremos chuvas”?

Nesta parte do país, as chuvas que cortam o ocidente dividem os ganhos entre dois estados. Rondônia e Amazonas contemplam os benefícios de uma Amazônia de pé, que resiste aos efeitos provocados pelo homem, na corrida desenfreada pela sua destruição de tudo.

Em meio a floresta está um rio de codinome Madeira. O rio que caminha aqui embaixo, recebe as águas do manancial que deságua do céu. Ele voltou a respirar. É bem verdade que se recupera aos poucos, dos efeitos causados pelo temido aquecimento global. Em 2023, o El Niño não deu trégua, secou tudo, deixando um alerta de que as coisas poderão piorar.

O rio que em alguns trechos, simplesmente desapareceu, hoje enche gradativamente. É graças as chuvas que caem na cabeceira dos rios na Bolívia. Para seus moradores, a alegria voltou. Como na imagem do ‘barquinho’ riscando suas águas de ponta a ponta. “Que sejam chuvas de bençãos para 2024”, disse a internauta, Tais Baraúna.

Às margens dele, figura a resistente Porto Velho (RO). Em meio aos desconfortos de uma cidade mal planejada e por décadas usurpada dos seus principais direitos que regem o planejamento adequado para a melhoria de vida dos cidadãos, a capital é a casa de um povo que não desiste. “Um show de imagem”, declara outro internauta do canal.

Em 2024, segundo os meteorologistas do Clima Tempo, as chuvas serão abundantes, influenciadas pela zona de convergência do Atlântico Sul. As famosas (ZCAS), que são aquele corredor de umidade que começa no Norte chegando até o Sudeste, vai atuar dentro destes próximos cinco dias com força. O fenômeno será responsável pela mudança do clima em praticamente todo o país. Nos estados da Região Norte como no Amazonas, Acre e Pará, são esperadas chuvas acima dos 90 mm.

News Rondônia

Botão Voltar ao topo