Justiça Eleitoral de Rolim de Moura suspende pesquisa sem registro no TSE que favorece Aldo Júlio, divulgada pelo site Planeta Folha
Pesquisa divulgada apresentava soma de dados superior a 120% e atribuía 53% dos votos válidos ao candidato Aldo Júlio
A Justiça Eleitoral de Rolim de Moura (RO) concedeu uma liminar que determinou a suspensão imediata da divulgação de uma pesquisa de intenção de votos para prefeito, realizada pela empresa JJ Coelho/Instituto Phoenix & Associados, contratada pela ABC Publicidades e divulgada pelo site “Planeta Folha”. A pesquisa atribuía ao candidato Aldo Júlio 53% das intenções de voto, apesar de a soma dos dados ultrapassar 120%.
A decisão foi publicada neste domingo (29) pelo juiz Eduardo Fernandes Rodovalho de Oliveira, da 29ª Zona Eleitoral. A liminar determinou a imediata suspensão da divulgação da pesquisa por não estar registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Além disso, foi exigida a publicação da decisão judicial no mesmo local e condições da pesquisa original, sob pena de multa adicional de R$ 10 mil por dia de descumprimento.
O juiz também encaminhou o caso ao Ministério Público Eleitoral para investigar possível prática de crime, conforme previsto no artigo 19 da Resolução TSE 23.608/2019.
CONFIRA A DECISÃO: