BrasilEconomiaGeral

População deve ficar atenta à variação de consumo de energia durante as férias

Usar aparelhos de forma correta e desligá-los quando não estiverem em uso ajudam a economizar energia

Com a chegada das férias, a Energisa Rondônia, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado, alerta os consumidores sobre as variações no consumo de energia durante esse período. Com mais pessoas em casa e por um tempo prolongado, as residências passam por alterações significativas em seus padrões de consumo.

-->

Rérisson Bessa, analista de Eficiência Energética da Energisa, destaca que pequenas mudanças nos hábitos diários podem contribuir para uma redução significativa na conta de energia. “Práticas como utilizar os aparelhos de forma correta e desligá-los quando não estiverem em uso impactam positivamente no consumo”, explica Bessa.

Apesar das chuvas ocorridas no estado, o calor ainda é intenso, o que leva muitas pessoas a recorrerem ao uso do ar-condicionado. Para otimizar o consumo, Bessa sugere ajustar o aparelho para a temperatura de 23 graus e manter portas e janelas fechadas para evitar a troca excessiva de calor, o que demandaria mais energia para manter a temperatura ambiente mais baixa. A limpeza regular dos filtros também é essencial para garantir a livre circulação do ar.

Aqueles que têm crianças em casa devem estar atentos ao aumento no uso de eletrônicos, como TV, computador e videogames, durante as férias. Além disso, o constante “abre e fecha” da geladeira também contribui para o aumento no consumo. “A sugestão é estabelecer horários específicos para o uso de aparelhos eletrônicos e conscientizar os pequenos sobre a importância de não manter geladeiras e freezers abertos frequentemente”, pontua Bessa.

Fonte: Energisa

Botão Voltar ao topo