Geral

Prefeitura de Rolim de Moura participa do lançamento da colheita do café em evento solene na zona rural

A cidade de Rolim de Moura foi palco de um evento significativo que marcou o início da colheita de café no estado de Rondônia. A cerimônia oficial ocorreu na quarta-feira (10), na propriedade do renomado produtor de café, Paulo Berger, situada na Linha 180, quilômetro 12, lado Sul do município.

-->

O evento, que simboliza um momento crucial para a agricultura estadual, foi promovido pelo Governo de Rondônia em colaboração com a Prefeitura de Rolim de Moura e a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), além de contar com o apoio de várias entidades do setor.

Durante a solenidade, o prefeito expressou sua emoção e satisfação: “Estou muito feliz em ver que a linha que eu cheguei há 40 anos atrás está sendo destacada em todo o estado de forma positiva. É uma honra levar nosso café robusta amazônico para o mundo. Como prefeito, sinto que cumpri minha missão de investir na nossa agricultura e fornecer equipamentos essenciais. Agradeço ao governo do estado por escolher Rolim de Moura para iniciar este período tão importante para a agricultura e a economia rondoniense.”

A propriedade da família Berger, que recebe assistência da Emater-RO, alcançou uma produção impressionante de 2.300 sacas de café no ano de 2023, cultivadas em uma área de 19 hectares. Para 2024, a expectativa é manter essa média de produção. Os clones de café cultivados na propriedade incluem os números 025, 08, 180, R22, AS2 e 03, selecionados especificamente para a produção comercial.

A mão de obra do cafezal é composta por membros da própria família Berger. Paulo Berger, o produtor, compartilhou suas reflexões sobre a importância da agricultura: “Nessa terra onde vivo, a agricultura transcende uma simples atividade; ela é uma indústria onde a família é a base e a terra, nosso capital. Nosso objetivo é aprimorar continuamente a produção de café, com foco especial na qualidade dos grãos que cultivamos.”

A abertura da colheita de café é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), da Emater-RO, da Idaron, e conta com a parceria da Embrapa, da Câmara Setorial do Café do Estado, da Caferon, do Sebrae, da Prefeitura Municipal de Rolim de Moura e dos cafeicultores da região. Este evento não apenas celebra o início de uma nova temporada de colheita, mas também reforça o compromisso com a excelência e a sustentabilidade na produção de café em Rondônia.

 


Fonte e fotos: Assessoria

Botão Voltar ao topo