Polícia

Detran e Polícia Militar promovem fiscalização ostensiva de trânsito em Ariquemes

O Governo de Rondônia por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), está promovendo orientação e fiscalização ostensiva na regional de Ariquemes. Na quarta-feira (3) a ação foi realizada na Rua Tabapuã com Alameda Piquiá no setor 3, região central da cidade.

-->

“Em Ariquemes os dados estatísticos mostram redução de sinistros de trânsito se comparar 2019 e 2020, mas infelizmente o número de sinistros com mortes teve um aumento significativo no mesmo período”, alertou o diretor técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito, Welton Roney Nunes Ribeiro, que também é coordenador da Operação Lei Seca em Rondônia.

Ele destacou ainda a importância da fiscalização ostensiva na Capital e principalmente nos municípios onde geralmente o número de efetivo não é suficiente para realizar de forma mais contundente as fiscalizações.

Em 2019 foram registrados 887 sinistros com vitimas não fatais e 21 pessoas perderam a vida em acidente de trânsito. Em 2020 o número de sinistro com vitimas não fatais caiu para 631, mas o número de acidentes com vitimas fatais subiu para 27.  “Por isso a relevância da fiscalização ostensiva realizada pelo Detran em parceria com a Polícia Militar para conter aqueles condutores que insistem em desrespeitar a legislação de trânsito; um trabalho fundamental para salvar vidas”, afirmou Welton Ribeiro.

De acordo com levantamento do Detran, os motociclistas são as maiores vitimas de sinistros de trânsito. Em Ariquemes no 2020, dos 631 acidentes registrados no município 419 foram com motociclistas, 60 foram acidentes de carro, 36 envolvendo ciclistas, 72 passageiros de motocicleta, 19 pedestres e 38 passageiros de automóvel.

A faixa etária dos condutores que mais se envolvem em sinistros de trânsito é de 30 a 59 anos com cerca de 50% e em segundo lugar os condutores com idade entre 18 e 29 anos com aproximadamente 35% dos sinistros de trânsito. Mais de 60% dos acidentes são cometidos por condutores do sexo masculino.

Welton Ribeiro ressaltou a parceria da Polícia Militar por meio da Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) de Porto Velho que soma com apoio de policiais militares da localidade na realização do trabalho, coordenado pela Diretoria de Fiscalização e Ações de Trânsito do Detran Rondônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo